Blog

Alimentos Termogênicos

Com o friozinho chegando nada melhor do que blindar a saúde com muito sabor contido nos alimentos. Para isto podemos utilizar os alimentos denominados de termogênicos.

Os  termogênicos promovem um nível de dificuldade maior em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que esse consuma maior quantidade de energia e caloria para realizar a digestão. Quando um alimento gasta mais energia para ser digerido, ele consequentemente têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo, aumentando também a queima de gordura, porém existem alguns que se destacam mais que os outros, como é o caso dos alimentos citados abaixo, confira:

Chá Verde:

Possui um efeito termogênico indireto, que é ativado em combinação com a cafeína. O chá verde contêm as catequinas, estas prolongam a ação termogênica no organismo promovendo o aumento da temperatura corporal,e consequentemente a perda de peso.

Chá de Hibisco

Possui um sabor delicioso e aquece a alma. Sua ação se dá pela ativação da circulação sanguínea, o que aumenta as necessidades energéticas. Possui ação diurética, o que diminui também a retenção de líquido no organismo.

Café:

Essa bebida nos proporciona um aumento do desempenho nas atividades mentais e físicas, reduz cansaço e indisposição, pois possui cafeína que é um poderoso estimulante do metabolismo. Cuidado, uso moderado de açúcar.

Guaraná em Pó:

Também por conter cafeína, o guaraná atua acelerando o metabolismo, em contra partida ocorre um aumento da temperatura corporal e o aumento calórico, fazendo com que o corpo gaste mais energia e acumule menos gordura.

Gengibre:

Esta raiz além de possuir um um excelente efeito termogênico, ainda conta com seu efeito saciante. O interessante é que o gasto calórico deste alimento pode chegar a um percentual de 10 a 15%.

Canela:

Esta especiaria possui diversos benefícios, além de aumentar o metabolismo basal, a canela possui alto teor de cálcio, um mineral que é importante para o emagrecimento.

Pimenta:

Contém uma substância denominada capsaicina, esta por sua vez possui ação termogênica comprovada, e é excelente para quem busca o controle de peso. Ainda é
estimulante, e possui uma atividade metabólica que pode chegar a 15% a mais comparado a outros alimentos.


Fonte: Daniela Dias- Nutricionista CRN8:8162
Linea Verde Alimentos LTDA.

Referências Bibliográficas:

BEAL, B.H. Atividade antioxidante e identificação dos ácidos fenólicos do gengibre (Zingiber officinale Roscoe) 2006. 87 p. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Santa Catarina, 2006.

BIAZZI, E. O Maravilhoso poder das plantas. Casa Publicadora BrasileiraTatuí-SP. 14 edição, 2003. 126p.

Diepvens K.; Westerterp, K.R.; Westerterp-Platenga, M.S. Obesity and thermogenesis related to the comsuption of caffeine, ephedrine, capsaicin, and green tea. American Journal of Physiology Regulatory Integrative and Comparative Physiology, vol 292:77- 85. Jan. 2007.

SOUSA, C. M. M. et al. Fenóis totais e atividade antioxidante e cinco plantas medicinais. Química Nova, v. 30, n. 02, p.
351-5, 2007.

MORSBACH, N. Óleos essenciais de cascas e folhas de canela (Cinnamomum verum Presl) cultivada no Paraná. (IAPAR), Paraná, 1997.

Compartilhar é Cuidar!
Outros produtos

Cadastre-se para receber ofertas, dicas e receitas incríveis direto no seu e-mail! :D

Preencha esse campo
Preencha esse campo

DESTAQUE DA SEMANA