Com o nome famoso por ser um componente da cerveja, a cevada é um cereal integral bastante nutritivo cuja planta lembra muito o trigo. A semelhança, porém, está mais na aparência que na composição; a cevada oferece mais nutrientes que o consumo de trigo.

Embora o consumo ainda seja pouco praticado e discutido entre os brasileiros, incluir a cevada na alimentação traz muitos benefícios para a saúde e ajuda a suprir a necessidade de uma boa variedade de nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

“A farinha de cevada verde é cheia de vitaminas A, do complexo B, C e K, além de minerais como cálcio, fósforo, selênio, zinco, iodo e cobre. Todos esses nutrientes são necessários para o bom funcionamento do organismo”, comenta Mohamad Barakat, endocrinologista e especialista em fisiologia do exercício e nutrologia.

Quem deseja começar a aproveitar os benefícios do cereal pode ir muito além da inclusão de sua farinha na alimentação. Ainda que esta seja uma das mais conhecidas formas de consumo, está longe de ser a única: a cevada também pode ser consumida em grãos, em sua forma solúvel, em cápsulas e até em peelings.

Além de potencializar a sua saúde com seus nutrientes, a cevada também colabora com a beleza.

Benefícios Para a Saúde

Além de ser rica em vitaminas e minerais, fornecendo esses nutrientes ao organismo, a cevada oferece ainda outros benefícios para a saúde.

“Como a cevada é rica em selênio, magnésio, manganês, cobre e tiamina, ela é excelente para funções de aprendizado e desenvolvimento neuronal”, ressalta a nutróloga Cristiane Braga L. Kanashiro.

“As fibras presentes no cereal estimulam o funcionamento do intestino, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo doenças do trato intestinal. Além disso, possui propriedades diuréticas, melhora a oxigenação das células, estimula a circulação e acelera o metabolismo”, conta o dr. Mohamad Barakat.

A cevada também propriedades antioxidantes, ajuda no sistema imunológico e é uma aliada na manutenção da saúde dos ossos. “O iodo da cevada também está relacionado ao controle hormonal, já que essa substância age com as glândulas da tireoide”, completa o médico.

Benefícios Para a Beleza

A cevada é uma grande aliada para uma pele bonita e saudável. Suas ações antioxidantes ajudam no combate ao envelhecimento precoce. Como conta Mohamad Barakat, “o cereal tem propriedades de regenerar as células da pele e devolver elasticidade e hidratação”.

Além da pele, os nutrientes presentes na cevada também colaboram com a saúde e beleza de unhas e cabelos: a biotina, uma vitamina do complexo B, estimula o crescimento do cabelo e das unhas.

Complementando os benefícios, segundo a Dra. Cristiane, a cevada “fornece energia e combate os radicais livres”. Além disso, ainda fornece uma boa quantidade de fósforo ao organismo, o que ajuda a reforçar a estrutura celular e influencia na aparência saudável.
As propriedades da cevada

Selênio: tem ação antioxidante, ajuda a regular os hormônios da tireoide, auxilia na prevenção de cânceres e na saúde do sistema imunológico.

Magnésio: regula a absorção de minerais, auxilia na saúde de ossos e músculos. Também ajuda o corpo a produzir energia e a manter o ritmo cardíaco normal.

Cobre: auxilia a atividade celular, ajudando na produção de energia e proteção.

Cálcio: contribui para a saúde de ossos e dentes, construindo-os e mantendo-os fortes.

Manganês: também ajuda na formação do osso é um componente de enzimas que ajudam na regulação de colesterol, carboidratos e aminoácidos.

Fósforo: assim como o cálcio, o fósforo está diretamente ligado à saúde de dentes e ossos. Além disso, ajuda a manter o pH do corpo em nível regular.

Vitamina B1: a vitamina B1, ou tiamina, é uma das vitaminas do complexo B presentes na cevada. Esta vitamina tem propriedades essenciais para o bom funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos.

Vitamina K: tem grande papel na coagulação sanguínea e contribui para a saúde do esqueleto.

Fonte: Dicas de Mulher