Amendoim

amendoim
O amendoim (Arachis hypogaea) é uma leguminosa da família Fabaceae, natural da América do Sul.

Rico em óleo e proteínas, já fazia parte da dieta de povos no Peru há 10.000 anos.
Sua distribuição geográfica ocorreu através dos indígenas, os quais o levaram para diversas regiões da América Latina, incluindo o Brasil.

Como este fruto seco é bem menos oneroso e mais acessível que as nozes, reforçar seu consumo pode ser uma maneira econômica de melhorar a saúde da população.

BENEFÍCIOS:

  • É rico em proteínas, vitaminas A, E, folato; minerais como: cálcio magnésio, zinco, ferro e contêm boas quantidades de fibras;
  • Contribui para redução do colesterol “ruim” (LDL);
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares;
  • Porções diárias equilibram os níveis da glicemia evitando diabete tipo 2;
  • Fonte de antioxidantes como: beta-sitosterol (conhecido por ter propriedades anticancerígenas);
  • A casca de coloração avermelhada nos traz quantidades significativas de resveratrol, outro potente antioxidante, que ajuda a combater doenças cardiovasculares.

DICA DE CONSUMO: Para se ter os benefícios, o ideal é consumir uma porção que caiba na palma da mão.

VARIEDADES: Cavalo com ou sem casca, HPS, torrado com ou sem sal.


FONTE:
Daniela Dias-Nutricionista CRN8: 8162- Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Yeh, CC. et al., Peanut consumption and reduced risk of colorectal cancer in women: A prospective study in Taiwan. World J Gastroenterol Volume 12, Number 2. January 14, 2006.David,

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Coates, A. M. & Howe, P. R. Edible nuts and metabolic health. Curr Opin Lipidol. Feb;18(1):25-30. 2007.

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Grotto, D. W. 101 Alimentos que podem salvar sua vida. Larousse 1ª ed, SP, 2008.

Freitas, J. B & Naves, M. M. V. Composição química de nozes e sementes comestíveis e sua relação com a nutrição e saúde. Rev. Nutr., Campinas, 23(2):269-279, mar./abr., 2010.

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