Anis estrelado

Anis estrelado

Anis-estrelado
O anis estrelado (Illicium verum) é oriundo do latim e significa “aquilo que atrai”, em referência ao cheiro agradável da árvore. O nome de espécie, verum, significa “verdadeiro”. As vagens das sementes do Anis são amoldados no formato de seis ou estrela octagonal. É originário da China. Conhecido e muito utilizado como especiaria, possui também outras características, onde estudos comprovam o poder de ação terapêutica, tais como: palpitações, melancolia, flatulências, gripes, tosses, cólicas, gases, relacionado com qualquer problema relacionado com a digestão. E estudos mostram que pode ter efeito antimicrobiano e ação antioxidante em nosso organismo.

DICAS DE CONSUMO: Para o chá: coloque em infusão, em um litro de água fervente, 1 colher de chá de anis estrelado, e deixe levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por dez minutos. Na culinária pode ser utilizado para temperar frutos do mar e carnes, é aplicado em receitas de biscoitos, massas de bolos. Possui também propriedades aromatizantes, devido a seus óleos essenciais .

ATUALMENTE:  esta planta tem sido alvo de  interesse econômico e científico, devido a sua utilização como matéria-prima na fabricação do medicamento antiviral, Tamiflu, utilizado no tratamento das gripes Aviária e nova gripe (H1N1).


REVISADO:
Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162
Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Nunes, João R., ‘Medicina popular – Tratamento pelas plantas medicinais’, Litexa Editora, Setembro 1999, Chaves, António J. Leal – “Viva Melhor com as Plantas Medicinais” – Edições Une – 2008

Soares, C. S. A. et al., Atividade inseticida de óleos essenciais sobre Macrosiphum euphorbiae (Thomas) (Hemiptera: Aphididae) em roseira. Rev. Bras. de Agroecologia. 7(1): 169-175 2012.


Produtos Relacionados