Azeite de oliva

azeite-malaguenza
O azeite de oliva é o produto obtido através do processamento do fruto das oliveiras. Seu uso é milenar, entretanto não se sabe com exatidão a sua origem. A oliveira foi uma das primeiras árvores cultivadas, há mais de 5.000 anos, no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor. A palavra “azeite” tem origem no vocábulo árabe “Az-zait”, que significa sumo de azeitona. É classificado com base nas suas características organolépticas (sabor e aroma), analíticas (acidez e outros dados químicos) e pelo processo extrativo, sempre diferindo seu grupo, tipo e acidez.O azeite malaguenza possui acidez 0,5%, prensado a frio.

BENEFÍCIOS:

  • Possui ação antioxidante;
  • Reduz o mau colesterol;
  • Possui um bom efeito analgésico;
  • Protege os órgãos vitais como o coração e o cérebro;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Previne a osteoporose.

DICAS DE CONSUMO: Deve ser utilizado no preparo de saladas, tabua de frios e legumes. Não devem ser utilizados no caso de altas temperaturas.

FONTE: Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162 Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: AUED-PIMENTEL, S.; MANCINI, J.; BADOLATO, E.S.G. & CARVALHO, J.B. Avaliação dos Parâmetros Físicos e Químicos no Estudo da Adulteração do Azeite de Oliva. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v.54, n.2, p.69-77, 1994. PEIXOTO E.R.M.-Avaliação dos índices de identidade e qualidade do azeite de oliva- proposta para atualização da legislação brasileira. Revista Ciênc. Tecnol. Aliment. vol. 18 n. 4 Campinas Oct./Dec. 1998. http://www.oliva.org.br/associacao-oliva.php


Produtos Relacionados