Cavalinha

A cavalinha (Equisetum arvense L.) é uma planta perene, originária da Europa, pertence à família Equisetaceae.

Categoria: Tag:

Descrição

A cavalinha (Equisetum arvense L.) é uma planta perene, originária da Europa, pertence à família Equisetaceae. É empregada desde a antiguidade, sendo utilizada para diversos fins. Apresenta em sua composição, bons teores dos minerais cálcio, ferro, magnésio.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: utilizada com agente adstringente, hemostático e anti-inflamatório, doenças do trato urinário, como cistite, prostatite, uretrite e enurese, mas existem poucas evidências farmacológicas para comprovar esses usos, sendo necessários mais estudos.

MODO DE CONSUMO: prepare 2 colheres de chá da planta picada em 500 ml de água fervente. Deixe ferver por 20 minutos e, depois de pronto, deixe descansando por cerca de 5 minutos. Coe e tome o conteúdo ainda quente.

Limpeza de pele: Coloque um pouco da cavalinha em uma vasilha e despeje água fervendo. Abafe e deixe descansar por 10 minutos. Depois de fria, use a com um chumaço de algodão, para a limpeza da pele.

Para evitar estrias: Coloque a cavalinha em um vidro com óleo de amêndoas. Deixe descansar por 30 dias e passe na pele.

Para dar brilho aos cabelos e fortalecer as unhas: Faça um chá, e deixe esfriar. Logo após, use no enxague final dos cabelos. Para fortalecer as unhas, faça um chá mais concentrado, deixe amornar e mantenha as unhas imersas por uns 15 minutos.

VARIEDADES: Pó e folhas.

FONTE: Daniela Dias-Nutricionista
-CRN8:8162-Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
SANTOS, M.C.; BRUSCATTO, M.H.; HECK, R.M. Reflexões fitoterápicas sobre a cavalinha (Equisetum sp.) com base na antroposofia. XVII Congresso de Iniciação de Cientifica, UFPEL, 2009.

TAIZ, L.; ZEIGER, E. Fisiologia vegetal. 3ed. Porto Alegre: Artmed, 2004, 719p.

http://www.jardimdeflores.com.br/ERVAS/A26cavalinha.htm