Erva-mate

erva-mate
A erva-mate (Ilex paraguariensis A. St. -Hil), pertencente à família Aquifoliaceae, tendo sua origem na América do Sul, é encontrada naturalmente no Brasil, Argentina e Paraguai.

A palavra mate deriva do quíchua ”mati” que designa a cuia que é denominado como o recipiente onde o chá era bebido ou sorvido por um canudo (bomba). O hábito ainda hoje é muito popular em todo o sul da América do Sul, e no Brasil a bebida é popularmente chamada de chimarrão.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: diminui o colesterol, protege o fígado, estimula o sistema nervoso central, é também diurética e antioxidante. E ainda regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão.

DICAS DE CONSUMO:  além do chimarrão, a erva-mate pode ser ingerida na forma de tererê, chá mate além de outras. Corantes e alimentos como sorvetes, gelatinas, chicletes podem conter extratos ou até mesmo a erva-mate.

VARIEDADES: Fina/média e grossa.

REVISADO: Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162
Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
DALLA NORA, Cleice. Erva-mate. 2008. 47f. Trabalho acadêmico. Bacharelado de Química de Alimentos. Universidade Federal de Pelotas.


Produtos Relacionados