Estragão

estragao
O Estragão ( Artemisia dracunculus), também chamado de erva-dragão, é uma planta herbácea perene muito empregada na culinária europeia. É uma das quatro ervas que fazem parte da mistura ervas finas “Fines Herbes”, que devem ser utilizadas frescas, para que o sabor seja apreciado totalmente, e para dar um toque de requinte aos mais variados pratos. É rico em vitamina A e C, nutrientes e minerais, e portanto, pode ser considerado como um suplemento de qualidade para qualquer dieta.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: combate a dor de dente, eficaz conta insonia, diurético e anti-aterosclerótica, estimula o apetite, acelera a digestão, alivia a cólica menstrual e tem efeito tônico de uso geral.Estudos clínicos realizados na Rússia mostram que a erva aumenta a massa muscular, auxiliando no processo de absorção de creatina.

DICAS DE CONSUMO: Traz um sabor em leve para carnes fortes como as de carneiro e de cabrito. Pode ser empregado em saladas, picles, vinagrete, molhos, tomates. Seu emprego na medicina também é muito popular, sendo muito utilizado em infusões.

CHÁ: Coloque duas colheres das folhas em uma xícara e despeje a água fervente sobre elas. Abafe por cerca de 10 minutos e coe.

FONTE: Daniela Dias-Nutricionista- CRN8: 8162
-Linea Verde Alimentos Ltda

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CARVALHO, H. H.; WIEST, J. M.; GRECO, D. P. Atividade antimicrobiana e a preditividade do codimento Artemisia dracunculus Linn. (Asteraceae), variedade inodora – estragão-, frente à Salmonella sp. Ciência e Tecnologia de Alimentos, v. 26, n. 1, p. 75-79, 2006.

OBOLSKIY, D et al. Artemisia dracunculus L. (tarragon): a critical review of its traditional use, chemical composition, pharmacology, and safety. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 59, n. 21, p. 11367-11384, 2011.

http://natural.enternauta.com.br/cha/cha-de-estragao/

 


Produtos Relacionados