Fécula de batata

fécula-de-batata
A batata (Solanum tuberosum) é um tubérculo pertencente à família das Solanaceae. É originária do Peru, onde foi cultivada  pelos Incas.

Pode ser encontrada em uma grande variedade de cores, cascas e polpas e assim, como no caso da fécula, que é um produto amiláceo extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais (tubérculos, raízes e rizomas).

No primeiro momento, os tubérculos são primeiramente lavados e reduzidos a polpa e, em seguida, deixados de molho em água. A fécula é então obtida a partir da crivagem do líquido leitoso que sai, riquíssimo em amido e outros nutrientes (proteínas solúveis e sais minerais), e para finalizar são separados por centrifugação.

BENEFÍCIOS: 

  • Alto índice glicêmico;
  • Não contém glúten;
  • Ótima opção para o preparo das receitas;
  • Zero gordura trans.

DICAS DE CONSUMO: é ​​empregada como um espessante para cremes e na confeitaria em geral, para o preparo de bolos e de outros doces de forno.

FONTE: Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162
Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LOPES, C.A.; BUSO,J.A. Cultivo da batata (Solanum tuberosum L.). Embrapa Hortaliças. Brasília : Embrapa Hortaliças, 1997. 36p. (Instruções técnicas n.8).

SOUZA, Z.S. Ecofisiologia. In: PEREIRA, S.A.; DANIELS.J. O cultivo da batata na Região Sul do Brasil. Brasília : Embrapa, 2003. p.80-104.

http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/12_78_amidos.htm


Produtos Relacionados