Guaco

O guaco (Mikania glomerata) é natural da América do Sul e é encontrado em todas as regiões brasileiras, principalmente no Sudeste e Sul.

Categoria: Tag:

Descrição

O guaco (Mikania glomerata) é natural da América do Sul e é encontrado em todas as regiões brasileiras, principalmente no Sudeste e Sul.

Ele é reconhecido não apenas por sua notoriedade ou aroma agradável, mas por suas excelentes propriedades terapêuticas.

Estudos científicos  comprovam que ele apresenta propriedades medicinais que combatem problemas respiratórios.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS:  ação tônica, depurativa, antipirética (febre) e bronco dilatadora, antitussígena, além de estimulante do apetite e antigripal. É empregado no tratamento da asma, bronquite e adjuvante no combate à tosse.

DICAS DE CONSUMO:  Dose recomendada de 3g de folhas para 150ml de água, 2 vezes/dia.

INDICAÇÃO: Não fazer uso em caso de tratamento com anti-inflamatórios não esteroides. A utilização pode interferir na coagulação sanguínea. Doses acima das recomendadas podem provocar vômitos e diarreia.

FONTE: Daniela Dias – Nutricionista CRN8-6182
Linea Verde Alimentos Ltda.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Aboy AL 1999. Desenvolvimento tecnológico de soluções extrativas de Mikania glomerata Sprengel (guaco) (Asteraceae). Porto Alegre, 120p. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

*CZELUSNIAK, K.E. et al . Farmacobotânica, fitoquímica e farmacologia do Guaco: revisão considerando Mikania glomerata Sprengel e Mikania laevigata Schulyz Bip. ex Baker. Rev. bras. plantas med.,  Botucatu,  v. 14,  n. 2,   2012 .

Gasparetto, J.C. Mikania glomerata Spreng. e M. laevigata Sch. Bip. ex Baker, Asteraceae: estudos agronômicos, genéticos, morfoanatômicos, químicos, farmacológicos, toxicológicos e uso nos programas de fitoterapia do Brasil.