Noz moscada

Noz moscada

noz-moscada
A noz moscada é produzida pela planta denominada moscadeira, (Myristica fragans, Houtt), pertencente à família das Miristicáceas. É originária da Indonésia e contêm em sua composição: gorduras, óleos essenciais e minerais.

É muito empregada pela indústria alimentícia por se tratar de uma especiaria com singularidades particulares que acentuam o sabor, paladar, aroma e a cor das preparações.

Pode ser utilizada também para fins terapêuticos, pois possui elevada concentração de substâncias químicas com capacidade antioxidante, além de outras utilidades.

BENEFÍCIOS: 

  • Beneficia o sistema circulatório e digestório;
  • Considerada como um estimulante cerebral;
  • Eficaz contra o mau hálito;
  • Possui propriedades antibacterianas e antifúngicas.


DICAS DE CONSUMO:
 a noz mascada é utilizada nas preparações tanto de pratos doces como salgados. Muito empregada em molhos do tipo bechamel, em caldos de carne, com legumes como a batata e a couve-flor, com ovos, em pratos gratinados, em cremes, bolos e tortas, pães e biscoitos, diversas sobremesas, em alguns coquetéis e em carnes e aves ensopadas.

VARIEDADES: Grão e pó.


FONTE:
Daniela Dias-Nutricionista- CRN8:8162
Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LAPA, A.J.; SOUCAR, C.; LIMA-LANDMAN, M.T.R.; CASTRO, M.S.de A.; LIMA, T.C.M. Métodos de Avaliação da Atividade Farmacológica de Plantas Medicinais. Soc Bras. Plantas Medicinais. São Paulo. 2003.

OLIVEIRA, T. F. G-Noz Moscada, Myristica Fragans, Houtt: Um estudo de composição e efeito do consumo crônico no comportamento de animais de laboratório.

http://www.livrodereceitas.com/diversos/glossario-de-temperos/index.html


Produtos Relacionados