Polvilho azedo

polvilho-azedo
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) é considerada um dos produtos mais populares da alimentação brasileira desde o início da colonização. Preparada de diferentes formas, o polvilho, é um de seus principais produtos, sendo classificado como doce e azedo, e é empregado por todas as camadas da população.

O polvilho azedo é obtido após a lavagem da massa ralada da mandioca, onde ocorre a separação das partes (decantação), logo após já passa pelo processo de secagem e fermentação (que varia de 15 a 40 dias) este processo é todo natural, ou seja, sem a necessidade de aditivos. E para que ocorra a finalização deve-se atingir a acidez aproximada de 5%.

BENEFÍCIOS:

  • É fonte de fibras vegetais;
  • Auxilia no trânsito intestinal;
  • Rico em amido, fonte de energia;
  • Pode ser consumido pelos celíacos;
  • Possui microrganismos considerados bons para a saúde;
  • Rende excelentes preparações.

DICAS DE CONSUMO: Muito utilizado para fazer pães de queijo,pães, tapiocas e biscoitos de polvilho.

VARIEDADES: 25 e 1kg.

FONTE: Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162
-Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MAEDA, K.C., CEREDA, M.P. Avaliação de duas metodologias de expansão ao forno do polvilho azedo. Rev. Ciênc. Tecnol. Aliment. Campinas, n. 2, v. 21, mai/ago. 2001.

MONTENEGRO, F. M- Biscoitos de polvilho azedo enriquecidos com fibras solúveis e insolúveis-Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 28(Supl.): 184-191, dez. 2008

http://www.insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/208.pdf


Produtos Relacionados