Polvilho doce

polvilho-doce
Originária da América do Sul, a mandioca (Manihot esculenta Crantz) é considerada um dos produtos mais populares da alimentação brasileira desde o início da colonização. Preparada de diferentes formas, o polvilho, é um de seus principais produtos, sendo classificado como doce e azedo, e é empregado por todas as camadas da população.

O polvilho doce é obtido após a lavagem da massa ralada da mandioca e posterior decantação (separação de misturas heterogênicas e impurezas) da água da lavagem, para separar o amido das fibras, do material proteico e das impurezas, então é submetido à secagem onde não há a fermentação.

BENEFÍCIOS:

  • Versátil;
  • Rica em amido;
  • Não contém glúten;
  • Livre de gorduras;

DICAS DE CONSUMO: é empregado no preparo de pães de queijo, pães, tapiocas e biscoitos de polvilho.

VARIEDADES: 25 e 1kg.

FONTE: Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162
-Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
GASPARI, C.; PEREIRA, J. Avaliação tecnológica de misturas de polvilho azedo e doce na formulação de pão de queijo. XII Congresso de Iniciação Científica da UFLA – CICESAL / VII Seminário de Avaliação do PIBIC/CNPq / II Seminário de Avaliação do PBIICTC/FAPEMIG. Lavras, MG, 15-16 de junho de 1999.

PEREIRA. J-Função dos ingredientes na consistência da massa e nas características do pão de queijo-Ciênc. Tecnol. Aliment. v.24 n.4 Campinas out./dez. 2004


Produtos Relacionados