Quebra pedra

O Phyllanthus niruri pertence à família Phyllanthaceae, é conhecido popularmente como quebra-pedra.
O nome derivado do grego phyllon (folha) e anthos (flor) é alusão à produção de flores em ramos laterais que se assemelham a folhas compostas.

Categoria: Tags: ,

Descrição

O Phyllanthus niruri pertence à família Phyllanthaceae, é conhecido popularmente como quebra-pedra. O nome derivado do grego phyllon (folha) e anthos (flor) é alusão à produção de flores em ramos laterais que se assemelham a folhas compostas.

Possui cerca de 200 espécies distribuídas pelas Américas, principalmente Brasil e Caribe. Ao contrário do que o nome popular diz, o chá de quebra-pedra não funciona exatamente quebrando as pedras nos rins. Na verdade o Phyllantus niruri evita que os cálculos se formem e relaxa o sistema urinário, o que ajuda a expeli-los. Pelo menos é isso que foi comprovado no estudo realizado pela Unifesp.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: são empregadas com o papel de diuréticas, litolíticas (eliminador de pedras renais), eupépticas (digestivo), em afecções do fígado, icterícia, cólicas renais, moléstias da bexiga, retenção urinária e como auxiliar na eliminação de ácido úrico. As raízes são também utilizadas em afecções hepáticas com icterícia e os frutos, as sementes e as folhas em diabetes.

DICAS DE CONSUMO: O chá é feito por infusão de 3g (1 colher de sopa) das partes aéreas da planta em 150 mL ( 1 xícara de chá).

FONTE: Daniela Dias- Nutricionista CRN8 8162
Linea Verde Alimentos Ltda.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

AITA, Adriana Morais et al . Espécies medicinais comercializadas como “quebra-pedras” em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. bras. farmacogn., João Pessoa, v. 19, n. 2a, June 2009.

Lorenzi, H. et al. 2002. Plantas Medicinais no Brasil.

Vieira, L. S. 1992. Fitoterapia da Amazônia