Tapioca X goma de tapioca

Tapioca X goma de tapioca

tapiocaXgoma
A tapioca é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena tupi-guarani, feita com a fécula extraída da mandioca (Manihot utilissima), também conhecida como goma de tapioca, polvilho azedo, goma seca, polvilho doce. O nome tapioca é derivado da palavra tipióka coágulo o nome para este amido em Tupi.

DERIVADOS DA MANDIOCA

Goma de tapioca o processo de extração é bem simples. Primeiro a raiz (previamente descascada) é ralada e espremida, dela extraindo-se um líquido leitoso. Em seguida, esse líquido é colocado para descansar em um recipiente. No fundo dele, após algumas horas, vai se depositar uma espécie de massa, que se separa da água (processo de decantação), por completo: essa massa é a goma de mandioca. Deve-se, então, escorrer a água e coloca-lá ao sol para secar. Quando ela estiver seca, deve esfarelá-la e passá-la em uma peneira, para que se transforme em um pó branco e fino chamado de goma de tapioca.

A tapioca é um produto granulado obtido através da transformação parcial da fécula, ou seja, da mandioca pré-gelatinizada e seca é moída na granulometria (distribuição dimensional das partículas do produto) desejada. Sua principal característica é sua capacidade de absorver 3 vezes o seu peso em água.
É utilizado no preparo de cuscuz, bolo e pudim.

O polvilho azedo é obtido após a lavagem da massa ralada da mandioca onde não a separação das partes (decantação), já passando para o processo de secagem e fermentação (que varia 15 há 40 dias) natural sem a necessidade de aditivos até atingir a acidez aproximada de 5%.

O polvilho doce é obtido após a lavagem da massa ralada da mandioca e posterior decantação (separação de misturas heterogênicas e impurezas) da água da lavagem, para separar o amido de fibras, de material proteico e de impurezas então é submetido à secagem.

Sagu: no Brasil, o sagu é feito da fécula de mandioca, obtida a partir da sua moagem. Porém há também saguzeiro (Metroxylon sagu), que gera efetivamente o sagu. O saguzeiro é uma palmeira do Oriente e o sagu é extraído a partir da fécula dessa palmeira.

Amido X Fécula

Amido é o produto amiláceo extraído das partes áereas comestíveis dos vegetais (sementes), etc.

Fécula é o produto amiláceo extraído das partes subterrâneas comestíveis dos vegetais (tubérculos, raízes e rizomas).

Araruta: originária das regiões tropicais da América do Sul, a Maranta arundinácea era encontrada especialmente nas regiões costeiras das Guianas até o Rio de Janeiro.

Nosso Sagu é produzido a partir da fécula de mandioca chamado de sagu pérola. Esse produto leva o selo *Kosher.

*Selo Kosher é dado pela comunidade judaica para alimentos tratados/ preparados segundos os preceitos da religião judaica. Esses preceitos referem-se não só ao tipo da comida, como a maneira de preparo e também à combinação entre os diversos alimentos de uma refeição.