A anemia é um transtorno causado pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, produzida principalmente pela falta de ferro ou uma má absorção deste componente. Este transtorno de saúde é um dos mais comuns em matéria de nutrição no mundo todo, afetando principalmente mulheres e crianças. Como consequência pode-se originar problemas de saúde leves ou graves, dependendo da causa específica da condição da anemia.

Além da deficiência de ferro, a anemia pode originar outros fatores como a falta de ácido fólico e vitamina B12, fatores hereditários das células sanguíneas e inclusive doenças crônicas. Os especialistas alertam que uma boa alimentação é a chave para sua prevenção e também seu tratamento.

A seguir, citamos os alimentos para combater a anemia e ganhar a batalha contra este problema de saúde.

Espinafre

Esta espetacular verdura de folha verde se caracteriza por seu alto conteúdo em ferro, fibra, vitamina A, B9, C e E, beta-caroteno e uma fonte significativa de cálcio. É recomendado consumir meia xícara de espinafre por dia, para obter aproximadamente 20% dos nutrientes de ferro. Outros vegetais recomendado de folhas verdes: o brócolis, couve, alface e agrião.

Alimentos de Origem Animal

Os alimentos de origem animal representam a maior fonte alimentícia de ferro, pois além disso, contém ferro heme, o qual é absorvido até 30% a mais que os alimentos de origem animal. É recomendado o consumo de carnes vermelhas, fígado, patês, mariscos, anchovas, entre outros.

Aveia 

Duas colheres de aveia podem chegar a fornecer 4,5 mg de ferro no organismo. Para este caso em especial é recomendado adquirir a aveia fortificada, já que esta contém vitamina do complexo B extra.

Amendoim

O amendoim também pode ajudar a cumprir as necessidades diárias de ferro, por isso é recomendado comer um punhado por dia. Também é recomendada a manteiga de amendoim, que terá benefícios similares ao do amendoim.

Frutas Secas

Diversos frutos secos também fornecem ferro e auxiliam no combate à anemia, como por exemplo, ameixas secas, uvas passas, damascos secos, pêssegos secos, amêndoas, figos e tâmaras.

Ovos

Se estiver enfrentando um problema como a anemia, você deve certificar-se de que não esteja faltando um pouco de ovos. Um único ovo pode fornecer até 1 mg de ferro, e por isso, incluí-lo com frequência lhe fornecerá uma generosa quantia de nutrientes à dieta com uma pequena quantidade de calorias. Neste caso, é recomendado consumir o ovo acompanhado de um copo de suco de laranja, já que isto favorece a assimilação de ferro no organismo.

Pão Integral

De acordo com os pesquisadores, uma rabanada de pão integral pode proporcionar até 6% das necessidades diárias de ferro do corpo. Também é recomendado outros produtos integrais tais como massas, cereais e arroz que são eficazes para este problema.

Romãs

As romãs possuem uma fonte significativa de ferro, a qual é fornecida ao sangue. Graças às suas propriedades, ela é muito eficaz para tratar a anemia. Além disso, este alimento é rico em vitaminas, fibra e potássio, o qual estimula o fluxo de sangue saudável.

Tomates

Os tomates são uma fonte rica em vitamina C, vitamina E, betacaroteno e nutrientes essenciais para o tratamento da anemia. Para absorver seus nutrientes, é recomendado tomar um copo de sumo de tomate todos os dias, evite bebidas como as gaseificadas, café ou energéticos, pois podem reter o processo de assimilação de ferro no organismo.

Legumes

Os legumes são uma das maiores fontes naturais de ferro, por isso eles são a chave para o tratamento e a prevenção da anemia. O feijão, lentilha, soja, grão de bico, entre outros, fornecem até 5 mg de ferro em uma xícara. As lentilhas em especial, contêm um efeito mais poderoso e além disso, são enriquecidas com proteínas e são pobres em gordura, por isso são muito recomendadas para tratar a anemia. Cabe esclarecer que você deve prepara-las corretamente para poder aproveitar todos os seus benefícios.