Farinha de Banana Verde: Um Alimento Funcional

Banana Verde

 

Você sabe o que é um alimento funcional?

 

Alimento funcional é todo aquele que além de fornecer a nutrição básica, traz consigo substâncias que são capazes de gerar benefícios específicos ao organismo tais como: redução do colesterol, redução da glicemia, controle do diabetes, manutenção da flora intestinal e ainda combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e alguns tipos de cânceres.

O alimento de destaque é a farinha de banana verde que além de nutritiva, (pois possui boas quantidades de potássio, zinco e vitamina C, quando ainda verde) é rica em amido resistente (componente que resiste a ação de enzimas) chegando intacto ao intestino grosso onde sofre fermentação pelas bactérias intestinais (pré-biótico) sendo esse responsável por aumentar as bactérias benéficas (simbiótico) e consequentemente diminuir as bactérias patogênicas prevenindo então o câncer de cólon.

Mas os benefícios da farinha não param por ai já que a mesma é muito potente no controle da glicemia e na prevenção do diabetes tipo 2, ao consumir a farinha o aumento da glicemia é menor e acontece mais lentamente, o que contribui para a diminuição da  adiposidade corporal e para o aumento da saciedade.

 

A farinha de banana Verde Sabor Verde é produzida com bananas selecionadas, sendo desidratada a 70ºC um processo que leva até 12 horas, garantindo a preservação dos nutrientes e componentes ativos da fruta, para que você tenha todos os benefícios. 

*Dispomos de laudo e ficha técnica do produto. Sabor Verde produtos que você pode confiar! 

 

Sugestão de consumo: 2 colheres de sopa ao dia, misturado a frutas, shakes e onde desejar!

Inclua hoje mesmo em sua rotina alimentar você só tem a ganhar!

Receitas com a farinha já estão disponíveis confira.

Cookies com Farinha de Banana Verde
Cupcake com Farinha de Banana Verde
Brigadeiro com Biomassa de Banana Verde
Bolo Light com Farinha de Banana Verde & Chá Verde

 

 

 

Fonte: Maria Cristina B. Carvalho
Nutricionista CRN8- 7708 Linea Verde Alimentos LTDA..

 

Referências

Neto, J. M. M. et al., Componentes químicos da farinha de banana (Musa sp.) obtida por meio de secagem natural. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.2, n.3, p.316-318, 1998.

Franco, G. Tabela de composição química dos alimentos. S.P: Atheneu, p.71-72, 2002.

Taipina, M. S et al., Aceitabilidade sensorial de suco de manga adicionado de polpa de banana (Musa sp) verde. Rev. Inst. Adolfo Lutz, 63(1):49-55, 2004.

Pereira, k. D. Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 27(supl.): 88-92, ago. 2007.Borges, A. M. et al.,  Caracterização da farinha de banana verde. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(2): 333-339, abr.-jun. 2009.

Ramos, et al., Amido resistente em farinhas de banana verde. Alim. Nutr., Araraquara v.20, n.3, p. 479-483, jul./set. 2009.

Waszak, M. N. & Ferreira, C. C. D. Efeito hipoglicemiante das farinhas de banana verde e de maracujá no controle da glicemia em diabéticos. Centro Universitário de Volta Redonda – Ano VI, Edição Especial – Novembro/2011.