Farinha de banana verde: um alimento funcional

Farinha de banana verde: um alimento funcional

farinha-de-nbanana-verde
Você sabe o que é um alimento funcional?

Alimento funcional é todo aquele que além de fornecer a nutrição básica, traz consigo substâncias que são capazes de gerar benefícios específicos ao organismo tais como: redução do colesterol, redução da glicemia, controle do diabetes, manutenção da flora intestinal e ainda combater os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e alguns tipos de câncer.

O alimento de destaque é a farinha de banana verde que além de nutritiva, (pois possui boas quantidades de potássio, zinco e vitamina C, quando ainda verde) é rica em amido resistente (componente que resiste a ação de enzimas) chegando intacto ao intestino grosso onde sofre fermentação pelas bactérias intestinais (pré-biótico) sendo esse responsável por aumentar as bactérias benéficas (simbiótico) e consequentemente diminuir as bactérias patogênicas prevenindo então o câncer de cólon.

Mas os benefícios da farinha não param por ai já que a mesma é muito potente no controle da glicemia e na prevenção do diabetes tipo 2, ao consumir a farinha o aumento da glicemia é menor e acontece mais lentamente, o que contribui para a diminuição da  adiposidade corporal e para o aumento da saciedade.

A farinha de banana Verde Sabor Verde é produzida com bananas selecionadas, sendo desidratada a 70ºC – um processo que leva até 12 horas, garantindo a preservação dos nutrientes e componentes ativos da fruta, para que você tenha todos os benefícios.


FONTE:
Maria Cristina B. Carvalho
Nutricionista CRN8- 7708 Linea Verde Alimentos LTDA..

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Neto, J. M. M. et al., Componentes químicos da farinha de banana (Musa sp.) obtida por meio de secagem natural. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v.2, n.3, p.316-318, 1998.

Franco, G. Tabela de composição química dos alimentos. S.P: Atheneu, p.71-72, 2002.

Taipina, M. S et al., Aceitabilidade sensorial de suco de manga adicionado de polpa de banana (Musa sp) verde. Rev. Inst. Adolfo Lutz, 63(1):49-55, 2004.

Pereira, k. D. Amido resistente, a última geração no controle de energia e digestão saudável. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 27(supl.): 88-92, ago. 2007.Borges, A. M. et al.,  Caracterização da farinha de banana verde. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 29(2): 333-339, abr.-jun. 2009.

Ramos, et al., Amido resistente em farinhas de banana verde. Alim. Nutr., Araraquara v.20, n.3, p. 479-483, jul./set. 2009.

Waszak, M. N. & Ferreira, C. C. D. Efeito hipoglicemiante das farinhas de banana verde e de maracujá no controle da glicemia em diabéticos. Centro Universitário de Volta Redonda – Ano VI, Edição Especial – Novembro/2011.

Leave a Reply

*