Infusão,Decocção e Maceração, qual empregar?

Infusão,Decocção e Maceração, qual empregar?

ervas-e-especiarias-dicas-da-nutri

Para a utilização da droga vegetal, é necessário o uso de um método extrativo.O termo extração significa retirar, da forma mais seletiva e completa possível, as substâncias ou fração ativa contida na droga vegetal.

TIPOS MAIS COMUNS DE EXTRAÇÃO:

INFUSÃO é a preparação que baseia-se em dispor a água fervente sobre a droga vegetal e, em seguida, abafar o recipiente (vidro) por um período de tempo determinado (10 minutos aproximadamente). INDICAÇÃO: drogas vegetais de consistência menos rígida tais como folhas, flores, inflorescências e frutos, ou com substâncias ativas voláteis.
DECOCÇÃO é a preparação que baseia-se na ebulição da droga vegetal em água potável por tempo determinado.INDICAÇÃO: drogas vegetais com consistência rígida, tais como cascas, raízes, rizomas, caules, sementes e folhas coriáceas.
MACERAÇÃO é a preparação que baseia-se no contato da droga vegetal com água, à temperatura ambiente, durante um período prolongado (horas ou dias), sob agitação ocasional e
sem renovação do líquido extrator.  INDICAÇÃO: drogas vegetais que possuam substâncias que se degradam com o aquecimento.

REVISADO: Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162-Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

MIYAKE. T- Métodos de extração e fracionamento de extratos vegetais.

HOSTETTMAN, K.et al . Princípios ativos de plantas superiores ed
UFScar, SP: 2003.

https://forum.antinovaordemmundial.com/attachment.php?aid=352