Sete temperos naturais que você precisa experimentar

Sete temperos naturais que você precisa experimentar


Temperos naturais são conhecidos por oferecem uma alternativa mais saudável ao excesso no uso de sal ou a formas de preparo prejudiciais à saúde. Os temperos naturais realçam o sabor do prato e acrescentam mais nutrientes, como ferro, vitaminas e fibras, sem aumentar quantidade de gordura. Que tal explorar o seu paladar e experimentar temperos diferentes que, provavelmente, você nunca usou, mas que trazem benefícios à saúde?!

1. Pimenta síria: Composta de pimenta da Jamaica, pimenta do reino, cravo da Índia e noz moscada, a pimenta síria é muito utilizada em pratos árabes, mas também pode ser acrescentada a carnes e sopas. Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Harvard (EUA) afirmam que as pimentas contêm uma substância chamada capsaicina, capaz de prevenir o acúmulo de gordura abdominal. De acordo com o estudo, as pimentas são termogênicos naturais: sua ingestão eleva a temperatura do organismo, o que pode aumentar o gasto calórico.

2. Cúrcuma: A cúrcuma é o pigmento amarelo extraído de uma flor chamada açafrão e combina muito com peixes, arroz, massas e frango. O tempero possui efeito anti-inflamatório e antioxidante, ajudando a fortalecer a imunidade e prevenir o envelhecimento. Um estudo feito por pesquisadores do Centro de Pesquisa do Câncer de Cork, na Irlanda, e divulgado na revista British Journal of Cancer, descobriu que a cúrcuma pode ajudar a destruir células cancerígenas na garganta em até 24 horas após a ingestão do tempero.

3. Mostarda em grão: O grão de mostarda é rico em minerais, em especial o selênio, que é um poderoso antioxidante. Você pode acrescentar os grãos a molhos, carne de porco e peixes. A semente de mostarda, apresenta uma quantidade de nutrientes maior que a sua folha, usada na preparação dos molhos.

4. Gergelim preto: A diferença do gergelim preto para o normal é que o primeiro possui uma concentração maior de nutrientes, principalmente o cálcio. Ele também é uma boa fonte de proteínas e ômega 3, ajudando no combate ao colesterol e garantindo efeito anti-inflamatório. Você pode usar o gergelim preto em saladas, carnes e até sopas.

5. Tomilho: Esta erva é muito versátil e pode ser usada em praticamente qualquer receita. O tomilho contém ação antisséptica, protegendo o corpo das bactérias e é uma ótima opção para aliviar distúrbios intestinais e prevenir inflamações no trato digestivo. Estudos recentes afirmam que a planta também é rica em flavonoides e manganês, poderosos antioxidantes.

6. Cardamomo: Nativas da Índia, as sementes de cardamomo são da mesma família do gengibre, por isso possuem efeito anti-inflamatório. Pesquisas mostraram que o cardamomo ajuda a diminuir a oxidação das células do fígado, protegendo o órgão de infecções e doenças. As sementes de cardamomo podem ser acrescentadas ao café ou então para aromatizar pães, carnes, pudins, doces, saladas de frutas e licores.

7. Gengibre: O gengibre possui uma potente ação antioxidante, combatendo os radicais livres até mesmo prevenindo doenças degenerativas, como o Alzheimer. Conhecido por fortalecer a imunidade e por seus efeitos anti-inflamatórios, principalmente contra infecções de garganta, o gengibre foi recentemente relacionado ao tratamento de dores musculares. Um estudo publicado no The Journal of Pain descobriu que o consumo de gengibre pode aliviar as dores causadas pelos exercícios em até 25%.

FONTE: Minha Vida