A anemia é um transtorno causado pela diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue, produzida principalmente pela falta de ferro ou uma má absorção deste componente. Este transtorno de saúde é um dos mais comuns em matéria de nutrição no mundo todo, afetando principalmente mulheres e crianças. Como consequência pode-se originar problemas de saúde leves ou graves, dependendo da causa específica da condição da anemia.

Além da deficiência de ferro, a anemia pode originar outros fatores como a falta de ácido fólico e vitamina B12, fatores hereditários das células sanguíneas e inclusive doenças crônicas. Os especialistas alertam que uma boa alimentação é a chave para sua prevenção e também seu tratamento.

A seguir, citamos os alimentos para combater a anemia e ganhar a batalha contra este problema de saúde.

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Espinafre

Esta espetacular verdura de folha verde se caracteriza por seu alto conteúdo em ferro, fibra, vitamina A, B9, C e E, beta-caroteno e uma fonte significativa de cálcio. É recomendado consumir meia xícara de espinafre por dia, para obter aproximadamente 20% dos nutrientes de ferro. Outros vegetais recomendado de folhas verdes: o brócolis, couve, alface e agrião.

Alimentos de Origem Animal

Os alimentos de origem animal representam a maior fonte alimentícia de ferro, pois além disso, contém ferro heme, o qual é absorvido até 30% a mais que os alimentos de origem animal. É recomendado o consumo de carnes vermelhas, fígado, patês, mariscos, anchovas, entre outros.

Aveia 

Duas colheres de aveia podem chegar a fornecer 4,5 mg de ferro no organismo. Para este caso em especial é recomendado adquirir a aveia fortificada, já que esta contém vitamina do complexo B extra.

Amendoim

O amendoim também pode ajudar a cumprir as necessidades diárias de ferro, por isso é recomendado comer um punhado por dia. Também é recomendada a manteiga de amendoim, que terá benefícios similares ao do amendoim. Mesmo assim, outros frutos secos também fornecem ferro, como por exemplo, ameixas secas, uvas passas, damascos secos, pêssegos secos, amêndoas, figos e tâmaras.

Ovos

Se estiver enfrentando um problema como a anemia, você deve certificar-se de que não esteja faltando um pouco de ovos. Um único ovo pode fornecer até 1 mg de ferro, e por isso, incluí-lo com frequência lhe fornecerá uma generosa quantia de nutrientes à dieta com uma pequena quantidade de calorias. Neste caso, é recomendado consumir o ovo acompanhado de um copo de suco de laranja, já que isto favorece a assimilação de ferro no organismo.

Pão Integral

De acordo com os pesquisadores, uma rabanada de pão integral pode proporcionar até 6% das necessidades diárias de ferro do corpo. Também é recomendado outros produtos integrais tais como massas, cereais e arroz que são eficazes para este problema.

Romãs

As romãs possuem uma fonte significativa de ferro, a qual é fornecida ao sangue. Graças às suas propriedades, ela é muito eficaz para tratar a anemia. Além disso, este alimento é rico em vitaminas, fibra e potássio, o qual estimula o fluxo de sangue saudável.

Tomates

Os tomates são uma fonte rica em vitamina C, vitamina E, betacaroteno e nutrientes essenciais para o tratamento da anemia. Para absorver seus nutrientes, é recomendado tomar um copo de sumo de tomate todos os dias, evite bebidas como as gaseificadas, café ou energéticos, pois podem reter o processo de assimilação de ferro no organismo.

Legumes

Os legumes são uma das maiores fontes naturais de ferro, por isso eles são a chave para o tratamento e a prevenção da anemia. O feijão, lentilha, soja, grão de bico, entre outros, fornecem até 5 mg de ferro em uma xícara. As lentilhas em especial, contêm um efeito mais poderoso e além disso, são enriquecidas com proteínas e são pobres em gordura, por isso são muito recomendadas para tratar a anemia. Cabe esclarecer que você deve prepara-las corretamente para poder aproveitar todos os seus benefícios.


Fonte

Notícias Naturais.

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