A Black Friday é uma das datas mais importantes do comércio brasileiro, atrás apenas do Natal. Em 2020, as vendas no e-commerce foram de R$ 4,02 bilhões em apenas dois dias de campanha, alta de 25,1% nas vendas digitais em relação ao ano anterior.
A estimativa dos especialistas é de aumento nas vendas na Black Friday 2021, mesmo com a atual crise que perdura devido à pandemia.
A data, confirmada para 26 de novembro de 2021, é uma ótima oportunidade tanto para os consumidores, que se planejam o ano inteiro para adquirir produtos desejados com preços mais acessíveis, quanto para os lojistas, que podem incrementar as vendas e conquistar novos clientes.
Então, se você lojista quer aproveitar a data para aumentar a receita da sua loja, damos a seguir algumas dicas sobre como se preparar e ter sucesso em suas vendas:
1. Pense em uma pré-campanha
Diversas marcas usam a estratégia de pré-campanha, antecipando algumas ofertas e o reconhecimento perante o mercado. Essa ação pode render mais lucros, além de ser uma excelente alternativa para você potencializar as compras no dia da Black Friday. Ter esse “esquenta” e apresentar ao consumidor ofertas e promoções interessantes, torna seu negócio mais reconhecido e aumenta a base de clientes.
2. Reforce o seu estoque para a Black Friday
Como se preparar para a Black Friday sem pensar no estoque? Além do atendimento diferenciado, seu negócio deve contar com estoque maior de produtos, até porque a procura vai crescer. Sendo assim, podemos afirmar que as promoções e condições ofertadas favorecem essa demanda. Para isso, você precisa ter um planejamento diferenciado!
3. Invista em anúncios específicos para a Black Friday
Se você quer investir em marketing digital e com isso ter um maior número de vendas na Black Friday, os anúncios são um poderoso aliado. Usar essa estratégia aumenta as chances de destaque — e quanto maior visibilidade, mais lucros. No entanto, um bom anúncio precisa ter um diferencial de tantos outros publicados nas redes sociais ou no Google Ads. Inovação, criatividade e conceito da marca são fatores essenciais nesse tipo de propaganda!
4. Prepare o atendimento para a Black Friday
Como a Black Friday dura apenas um dia, é necessário que o atendimento seja satisfatório para o cliente. Uma experiência ruim pode comprometer as compras futuras. Provavelmente nesse dia a demanda de clientes será maior. Então se você não oferecer um atendimento adequado poderá perder um volume considerável de vendas!
5. Esteja próximo do seu cliente
Estar próximo dos clientes é algo que as redes sociais oferecem com maestria! Use e abuse desse poder. Por meio das mídias sociais, ofereça atendimento diferenciado e responda a todos os seguidores que enviarem dúvidas, sugestões e até mesmo reclamações. O importante é dar atenção a todos e, claro, em tempo hábil.
E aí, gostou das dicas? Esperamos que com essa ajuda a sua Black Friday seja um sucesso absoluto, quebrando recordes de vendas!