fbpx

amaranto

Considerado “o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano”, em 1979, pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, por suas proteínas e seus aminoácidos singulares e por não requerer cuidados especiais, muita água nem terra muito fértil.

Pseudoceral rico em proteínas, gorduras insaturadas e fibras solúveis, boa fonte de vitaminas do complexo B, vitamina C, vitamina E, zinco, fósforo, antioxidantes (antocianinas, polifenóis, flavonoides) e ômega 3. Mas o nutriente que merece destaque neste grão é o cálcio mineral, essencial em nossa alimentação já que participa na formação dos ossos e dentes, atua ainda juntamente com a vitamina K no sistema circulatório, auxiliando na coagulação do sangue.

Alimento ótimo para complementar a alimentação diária, capaz de reduzir os níveis de colesterol e corrigir carências nutricionais.

ALIMENTO SEM GLÚTEN.
FONTE:

Maria Cristina B. Carvalho
Nutricionista CRN8- 7708 Linea Verde Alimentos LTDA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

*Jáuregui, R. N. Produção e avaliação sensorial de alimentos expandidos pela extrusão termoplástica de amaranto (Amaranthus Caudatus L). [Tese de doutorado – Faculdade de Ciêmcias Farmacêuticas da Universidade de São Paulo]. São Paulo; 1999.

*Plate, A. Y. et al., Efeito do consumo de amaranto (Amaranthus Caudatus L.) no metabolismo lipídico em coelhos hipercolesterolêmicos. [Tese de mestrado – Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. São Paulo; 2000.

*Plate, A. Y. et al., Cholesterol-lowering effect of extruded amaranth Amaranthus Caudatus L.) in hypercholesterolemic rabbits. Food Chemistry, 76: 1-6. 2002.

*Amaya-F. J. et al., Deveria o Brasil investir em novos grãos para a sua alimentação? A proposta do amaranto (Amaranthus sp.). Seg. Aliment. E Nutri, Campinas 12 (1): 47-56, 2005.

*Grotto, D. W. 101 Alimentos que podem salvar sua vida. Larousse 1ª ed, SP, 2008.

*Queiroz, Y. S. et al., Efeito do processamento na atividade antioxidante do grão de amaranto (Amaranthus cruentus L. BRS-Alegria). Arq. Lat. Ame. De Nutri. Vol. 59 Nº 4, 2009.

*http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/04/saiba-como-fazer-cha-frio-de-amaranto.html

*http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/09/prepare-receitas-com-graos.html

Menu