Blog

Arroz Branco X Arroz Negro

Sim, é isso mesmo que você leu! Existe Arroz negro…

Apesar de o arroz branco ser o mais consumido pelos ocidentais, é no preto que encontra-se os maiores benefícios à saúde. O arroz branco é uma boa fonte de carboidratos e proteínas, porém ele sofre processo de descascamento e polimento, perdendo parte de vitaminas, minerais (principalmente ferro) e fibras.

O Arroz negro é mais nutritivo, possui menor teor de gorduras,  mais fibras e proteínas, é muito rico em antocianina /compostos fenólicos (10 vezes mais que o arroz branco) com ação antioxidante. Ele também contém cobalto, vitaminas A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicotínico, ácido pantotênico, pró-vitaminas C e E. Todas essas propriedades garantem um maior controle glicêmico nas refeições, benefícios em relação à redução e controle do colesterol e melhor funcionamento intestinal.

Segundo um estudo americano, o arroz negro também pode combater as doenças cardíacas e o câncer. Cientistas da Universidade da Louisiana verificaram as amostras do farelo de arroz preto cultivado no Sul dos Estados Unidos e encontraram níveis elevados de antocianina, pigmento antioxidante responsável por sua cor e que protegeria as artérias e impediria danos no DNA.

Fonte: Globo.com e Linea Verde Alimentos

Compartilhar é Cuidar!
Outros produtos

Cadastre-se para receber ofertas, dicas e receitas incríveis direto no seu e-mail! :D

Preencha esse campo
Preencha esse campo

DESTAQUE DA SEMANA

Menu