Não é novidade para ninguém: a aveia é uma grande aliada da saúde. Ela possui grande quantidade de oxidantes que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce. Além disso, esse alimento ainda ajuda a reduzir o colesterol, propicia bem-estar (por ser rico em triptofano, aminoácido que interfere positivamente na regulação do humor) e trabalha para o bom funcionamento do intestino.
Esse “super grão” está na sua superioridade nutricional em relação a cereais muito conhecidos, como quinoa e amaranto, já que possui maior quantidade proteínas, fibras, zinco, manganês e até mesmo tiamina, uma das vitaminas do complexo B.
Quer inserir esse alimento na sua alimentação? Então, conheça a diferença entre os diversos produtos feitos deste grão.
Farinha de Aveia:
Por ter uma textura muito fina, a farinha da aveia – que também é rica em minerais e fitoquímicos – pode substituir total ou parcialmente a farinha branca, que conta com menor valor nutricional. Pode ser utilizada em massas; em sopas, como agente espessante; ou como complemento nutricional em pratos tradicionais (sem alterar sabor original, claro!).
Farelo de Aveia:
Feito da parte externa da casca do grão, que é rica em fibras beta-glucanas, essa opção possui uma textura mais firme, o que oferece crocância e textura aos pratos. Ele pode ser utilizado para empanar, em tortas e biscoitos.
Flocos da Aveia:
Essa opção é a que possui maior concentração de antioxidantes e é a mais indicadas para dar consistência aos pratos. Além disso, é a opção ideal para a acompanhar frutas e iogurtes.
Fonte: