É impossível deixar a canjica e pinhão de lado quando falamos de receitas tipicas e tradicionais de inverno e também de festas juninas.
Sendo uma receita tipicamente de inverno ou de festas juninas, a canjica é geralmente feita com grãos de milho, leite, manteiga, açúcar, água, amendoim, leite de condensado e canela.
O pinhão é mais popular na região sul do país, o mesmo é um fruto da árvore araucária, na qual, é destacada importância cultural, econômica e cultural da região sul. O fruto que geralmente é consumido após ser cozido em uma panela de pressão junto com água e sal, hoje será usado para deixar a receita de canjica ainda mais saborosa.
Aprenda como preparar essa receita saborosa e se delicie.
Ingredientes:
- 500g de canjica branca Sabor Verde
- água a gosto
- 2 paus de canela Sabor Verde
- 5 cravos-da-índia Sabor Verde
- casca de 1/2 laranja
- 600ml de leite fervente
- 1 lata de Soymilke (condensado de soja)
- 1 xícara (chá) de pinhão cozido, sem casca, cortado ao meio
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo Sabor Verde
Modo de Preparo:
- Em uma panela de pressão, cozinhe a canjica na água com a canela, os cravos e a casca de laranja por 40 minutos (ou até ficar bem macia).
- Tire a casca de laranja, a canela e os cravos. Junte o leite fervente, o condensado de soja e mexa bem com uma colher de pau.
- Cozinhe até ficar cremosa. Em uma assadeira, leve o pinhão ao forno moderado (180 ºC) por dez minutos ou até que fique seco e crocante.
- Em uma panela pequena, derreta o açúcar e junte o pinhão. Despeje sobre uma bancada de mármore untada ou sobre papel-manteiga untado.
- Espere esfriar e, com um martelo de cozinha, quebre os pinhões caramelizados. Sirva a canjica polvilhada com a farofa de pinhão crocante.
Rendimento: 15 porções
Tempo de preparo: 90 minutos (contando o tempo do cozimento da canjica)