Blog

Fórum de Conhecimento – Chia

Um Pouco da História:

A chia (salvia hispanica L) é originária do México e Guatemala. É uma semente que foi muita consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física. Os mexicanos costumam dizer que uma colher das sementes é o suficiente para sustentar uma pessoas por 24 horas.

Plantio e Cultivo da Chia

A planta se dá em solo de leves a médios e bem drenados. Como a maioria das Sálvias, tolera bem a acidez do solo e é bem resistente à seca, mas não suporta geadas. Seu cultivo necessita de sol abundantemente, pois não frutifica bem a sombra. A melhor época para o plantio é entre outubro e novembro e sua colheita em maio. Cresce cerca de 1 metro.

Para Que Serve?

Recentemente foi descoberto seu incrível poder nas dietas de perda de peso, pois é rica em nutrientes e indispensáveis para o bom funcionamento do organismo.

A chia é 100% natural e não contém glúten. É rica em fibras naturais que, quando hidratadas, possuem a capacidade de formar um gel no estômago, causando a sensação de saciedade.

Benefícios:

Além de ajudar a emagrecer, também contribui na manutenção da saúde física e mental, por ser rica em quase todos os tipos de nutrientes.

A chia se tornou um forte aliado, principalmente para quem segue uma dieta de perda de peso.

Como Utilizar?
  • Salada de frutas
  • Saladas;
  • Iogurte.
Comparativo:

Uma colher de sopa de semente de chia (25g) contêm:

  • 4g de proteína equivale a 1 colher de sopa (15g) de carne moída;
  • Gordura poli-insaturada equivale a 1 posta grande (440g) de salmão cozido;
  • 218 mg de cálcio equivale a 1 copo (200ml) de leite líquido;
  • 12mg de ferro equivale a 2 unidades pequenas (200g) de fígado bovino;
  • 223mg de potássio equivale a 1 unidade grande (55g) de banana.

Você Sabia?

A chia tem chamado a atenção no hall das sementes, passando na frente da linhaça e do amaranto. Ela elimina gordura, ajudando a emagrecer.

As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com a água, a chia vira um gel que incha o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esse excesso nas fezes.

Curiosidades:
  • A palavra chia significa fortalecimento.
  • Os astecas comiam sementes de chia como um alimento energético e para a resistência.
Tags:

Alguns produtos Linea Verde

Você também pode se interessar:

Menu