chiaChia (Salvia hispanica L.)

Quem já não ouviu falar, em pouco tempo se tornou queridinha, seja para os adeptos a alimentação saudável e equilibrada ou os que buscam enxugar uns quilinhos, bastou a mídia divulgar seus inúmeros benefícios e suas qualidades nutricionais para acabarem os estoques.

De origem mexicana, essa planta se adapta bem a ambientes áridos e frios. Cresce até 1 metro de altura, de flores brancas ou arroxeadas, a cor das sementes pode variar sendo: cinza, preta e mista (preta e branca), sua forma é oval e seu tamanho fica em torno de 1-2 mm.

Segundo estudos, a chia é uma grande aliada à dieta pois contribui para a manutenção dos níveis de colesterol sérico e redução da glicemia. Esses benefícios estão associados ao ácido fenólico e ao ômega 3 e 6, presentes na semente… e seus benefícios não param por aqui já que a mesma tem sido muito utilizada como “moderador de apetite” natural e isso se deve pelo seu teor de fibras, que é bastante considerável.

A semente de chia é composta basicamente de: proteína (15-25%), gordura (30-33%), carboidrato (26-41%), fibra dietética (18-30%) e contém ainda boas quantidades de antioxidantes.

Importante lembrar que essas concentrações podem variar dependendo do cultivo: local, tempo de cultivo, solo e época do ano em que a mesma é colhida.

A chia é considerada um alimento funcional por conta de seus fitonutrientes e antioxidantes e o que sabemos é que a mesma apresenta concentrações consideráveis de minerais como potássio, zinco e magnésio, além de ser rica em gorduras mono e poli-insaturadas.

SUGESTÕES DE USO:

Para saciedade: coloque 1 colher de sobremesa em ½ copo de água e deixe por 20 minutos, até formar um gel. Tome 20 minutos antes do almoço e 20 minutos antes do jantar.

Como complemento, utilize 1-2 colheres de sopa ao dia com frutas, iogurte, salada e onde sua imaginação desejar.

*A chia é uma semente calórica por isso não podemos exagerar, lembre-se o equilíbrio é o melhor caminho para uma vida mais saudável e feliz.


FONTE: 
Maria Cristina B. Carvalho
Nutricionista CRN8- 7708 Linea Verde Alimentos LTDA

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Mohd Ali N, et al.The promising future of chia, Salvia hispanica L. J Biomed Biotechnol. Nov 21. 2012.

 

Menu