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As festas de Natal e Réveillon são convites ao consumo exagerado de álcool e alimentos. “Refeições muito calóricas e gordurosas e o excesso de bebidas alcoólicas, comuns nesta época, causam a distensão abdominal, enjoos e dor de cabeça no dia seguinte”, afirma Patrícia Ramos, nutricionista do Hospital Bandeirantes.

Para evitar estes incômodos, Patrícia recomenda priorizar as carnes mais magras.Para quem não quer abrir mão do tipo suíno, a melhor opção é o lombo assado. Uma dica é consumir saladas de folhas antes das refeições. A vantagem é aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que a pessoa coma uma quantidade menor dos pratos oferecidos na ceia.

Em relação à bebida alcoólica, deve-se sempre intercalar com copo de água, evitando assim a desidratação. “E não esqueça de se alimentar, antes e durante o consumo de álcool, para prevenir a hipoglicemia (queda do açúcar no sangue)”, ressalta Patrícia, que é coordenadora do Serviço de Nutrição e Gastronomia do HB.

A nutricionista alerta também para a intoxicação alimentar, que tem o número de casos elevados no Verão: “No Ano Novo, por exemplo, a atenção deve ser redobrada com alguns ingredientes que fazem parte da ceia do brasileiro, como frutos do mar, saladas de maionese, verduras cruas e outros alimentos que geralmente necessitam de refrigeração adequada”, conclui Patrícia Ramos.

FONTE: Minha Vida 

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