Blog

Conheça os Benefícios do Cacau Para a Saúde

Você conhece todos os benefícios do cacau para a saúde? Separamos algumas curiosidades pra você ficar por dentro e inserir esse alimento no seu dia a dia. Confira!

A tendência para o consumo de produtos com alto teor de cacau são motivados pelas suas características funcionais e possíveis benefícios à saúde.

O cacaueiro é uma planta estimulante, tropical, pertencente a família das Esterculiáceas e é encontrada em seu habitat, nas Américas.

Do fruto do cacaueiro se extraem sementes que, após sofrerem fermentação, transformam-se em amêndoas, das quais são produzidos o cacau em pó e a manteiga de cacau. Em fase posterior do processamento, obtém-se o chocolate, produto alimentício de alto valor energético.

Cacau é rico em vitaminas A, B1, B2, B3, C, E e ácido fólico, minerais: magnésio, cálcio, ferro, zinco, potássio, cobre e manganês.

Benefícios:
  • Rico em antioxidantes (flavonóides: epicatequina, catequina, proantocianidina) responsáveis por combater os radicais livres;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Evita a oxidação lipídica reduzindo a formação de colesterol, prevenindo assim doenças cardiovasculares e ainda contribuindo para a redução da pressão arterial;
  • Contém ainda substâncias estimulantes como a teobromina e cafeína.

Além do poder antioxidante dos flavonoides, presentes naturalmente no cacau, um estudo de Tzounis et al., 2011 sugere que estes compostos tenham ação prébiotica, aumentando as bactérias benéficas do intestino contribuindo assim para uma melhor função intestinal.

*Estudos sugerem ainda que o consumo de cacau pode reduzir o risco de pré-eclampsia (aumento da pressão arterial) durante a gestação.

Dicas de Consumo:

O cacau em pó pode ser utilizado em bolos, cookies, massas em geral, sobremesas e até adicionado ao leite, sendo uma opção muito mais saudável que os achocolatados.

Tags:

Alguns produtos Linea Verde

Você também pode se interessar:

Menu