A cúrcuma é utilizada em cozinhas do subcontinente indiano e várias outras partes do mundo devido ao seu sabor e cor excelentes. Ela conta com vários benefícios para a saúde e a perda de peso é um deles.

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Benefícios Para a Saúde:
  •  É anti-inflamatória por natureza. Como resultado, ajuda aqueles que possuem articulações doloridas e condições relacionadas como a artrite. Também, diferente dos medicamentos anti-inflamatórios, a cúrcuma não possui efeitos adversos;
  • Possui propriedades anti-sépticas e antimicrobianas. Portanto, se você tem uma lesão, a cúrcuma pode acelerar o processo de cura;
  • Pesquisas recentes mostram que a cúrcuma possui vários propriedades químicas que podem ser atribuídos à proteção contra a doença de Alzheimer;
  • A cúrcuma fornece ao sistema imune um estímulo saudável. Inclusive protege e combate contra certos tipos de câncer, como o câncer de mama e melanoma;
  • Ela é utilizada como um anti-depressivo na China durante séculos;
  • Ela ajuda na eliminação de toxinas acumuladas no fígado.
Auxilia na Perda de Peso:

Há muitas teorias que explicam como a cúrcuma auxilia na perda de peso. Há duas maneiras nas quais as pessoas tem excesso de peso, ou apresentam um aumento de peso. Um deles é o crescimento excessivo do tamanho das células de gordura. O outro é um excesso da multiplicação de células de gordura, ou seja, a quantidade de células presentes. Se qualquer um destes processos for desacelerado, a perda de peso é possível. A cúrcuma contém a curcumina, a qual inibe a divisão celular nos adipócitos (células de gordura) mediante a redução da quantidade de sangue que flui nestas células. Devido à falta de nutrientes que penetram no sangue, as células de gordura não aumentam em número.

Outra forma na qual a cúrcuma ajuda na perda de peso é devido a regulação dos níveis de açúcar e a prevenção de resistência à insulina. Como resultado, o excesso de gordura não é conservado no corpo. As pessoas com sobrepeso e os obesos são mais propensos a sofrer de diabetes. Com a cúrcuma você se mantém a salvo desta condição.

Foi comprovado que o consumo regular de cúrcuma aumenta a bílis presente no estômago. A bílis é um suco digestivo que ajuda a emulsionar a gordura e consequentemente, seu metabolismo. Portanto, esta é outra forma na qual a cúrcuma é eficaz na perda de peso.

A Cúrcuma Reduz o Colesterol:

Estudos vincularam a cúrcuma diretamente com a ajuda na redução do colesterol no sangue. A curcumina presente na cúrcuma afeta o colesterol LDL (também conhecido como o mau colesterol). Em um estudo científico realizado em coelhos, foi observado que não somente o consumo regular de cúrcuma reduz o colesterol LDL e os triglicerídios no sangue, como também impede que o LDL se oxide. O LDL oxidado é responsável pela aterosclerose – uma condição na qual os vasos sanguíneos ao redor do coração se contraem devido ao depósito de colesterol nas paredes do coração.

No entanto, estes experimentos e estudos foram somente realizados em ratos e coelhos, e não em seres humanos. O que funciona em um mamífero pode não ser tão eficaz em outro mamífero. E mesmo que possamos supor que a taxa de êxito seja igual nos humanos como em ratos e coelhos, não é uma cura completa. Em qualquer lugar entre a a metade e um terço dos animais no marco do estudo, mostraram resultados significativos. Além disso, a dose varia com diferença de proporção entre seres humanos e ratos. Portanto, não há forma de determinar qual dose de cúrcuma por dia produziria resultados benéficos nos seres humanos.

1 – Especiarias e Suplementos:

A cúrcuma é uma especiaria muito conhecida e utilizada na Índia, Bangladesh, Sri Lanka, Paquistão, Marrocos, etc. Por isso, não é difícil de incorpora-la em sua dieta regular. Você somente tem que adicionar um pouco de cúrcuma em pó em sua mistura de especiarias e observar sua brilhante cor laranja. Você também pode tomar uma infusão de cúrcuma como chá. Se tudo isso falhar, você pode comprar suplementos de cúrcuma em lojas de produtos naturais. Tente equilibrar a cúrcuma com a pimenta, já que esta aumenta a biodisponibilidade da cúrcuma.

2. Bebidas:

Você inclusive pode fazer um smoothie com verduras como o repolho e couve e simplesmente colocar um punhado de cúrcuma. Na Índia, a cúrcuma no leite é dada às crianças para dar força e aumentar o desenvolvimento.

Precauções:
  • Tudo em excesso pode fazer mal, e o mesmo princípio se aplica à cúrcuma também. Em primeiro lugar, nunca é uma boa ideia tomar suplementos de qualquer coisa que se possa encontrar facilmente de forma orgânica. Por isso, tente usar o pó, ou melhor ainda, utilize as raízes cruas ao invés de suplementos.
  • Você também deve ter cuidado com a dose. É recomendado limitar o consumo de cúrcuma diariamente a 1.500 mg. Para melhores resultados, 500 mg é suficiente.
  • Além disso, muitas pessoas sofrem de reações alérgicas à cúrcuma, e as reações podem variar desde uma leve inflamação e pruridos à episódios violentos de diarreia, dor de estômago e náuseas. Ao desenvolver erupções cutâneas com o uso de algum cosmético que contenha cúrcuma, não ingira a especiaria.
  • Apesar de ser conhecida como anti-inflamatória, a cúrcuma pode atuar como um estimulante da secreção de ácido gástrico. Se você já sofre de refluxo ácido ou hiperacidez, a cúrcuma pode piorar a situação.


FONTE:

http://www.noticiasnaturais.com/2015/10/a-curcuma-e-um-remedio-natural-eficaz-na-perda-de-peso/#ixzz3niFP3i59

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