O Brasil celebra o dia nacional de prevenção e combate a hipertensão arterial, uma iniciativa do Ministério da Saúde juntamente com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com o objetivo é conscientizar a população sobre os perigos da hipertensão e os benefícios da manutenção de uma pressão saudável.
Hipertensão ou Pressão Alta, o que é?
Significa pressão sanguínea elevada.
Ocorre:
Quando a pressão se mantém frequentemente acima de 140 por 90mmHg a pessoa é considerada hipertensa.
Sintomas:
Na maioria dos casos a pressão alta não apresenta nenhum sintoma. Porém, algumas pessoas apresentam dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, dor no peito e fraqueza que podem ser sinais de alerta.
Diagnósticos:
Aferir a pressão é a única maneira de diagnosticar. Pessoas acima de 20 anos devem aferir a pressão ao menos uma vez por ano. Se houver pessoas hipertensas na família, recomenda-se aferir pelo menos duas vezes ao ano.
Cuide-se
- Reduza o consumo de sal de sua alimentação:O sal atua retendo o líquidos nos tecidos e consequentemente aumentando a pressão arterial. Por isso, não exagere. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de três a quatro gramas de sal por dia.
- Evite bebidas alcoólicas e refrigerantes: pois eles aumentam a pressão arterial.
- Não fume: o fumo estimula a liberação de substâncias que provocam o aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, aumentando também a necessidade de oxigênio e a resistência dos vasos à passagem do sangue.
- Controle seu peso: o excesso de peso prejudica o controle da pressão arterial, além de sobrecarregar ainda mais o coração.
- Leve uma vida mais tranquila: o estresse contribui para o desenvolvimento da pressão alta;
- Pratique alguma atividade física: Os indivíduos que mantém hábitos de vida saudáveis, possuem menor probabilidade de desenvolver a pressão alta.
- Desenvolva hábitos alimentares seguros: mude sua dieta, ingira mais frutas, verduras, legumes, cereais integrais, oleaginosas, chás, temperos naturais.