O tempo seco e o frio rigoroso são fatores propícios para o aparecimento da inflamação de garganta. Saiba como combatê-la com algumas receitas caseiras. Antes de partir para remédios tradicionais, existem alguns remédios caseiros que podem aliviar a dor de garganta. E o melhor de tudo é que a cura pode estar mais perto do que você imagina, nos alimentos que você tem em casa mesmo.

As receitas são naturais, baratas e fáceis de preparar. E utilizam alimentos naturais para aliviar a dor e desinfeccionar. Mas lembre-se de que se os sintomas persistirem, consulte o seu médico. Confira as dicas:

Gargarejo com Água Morna e Sal:

Essa receita de gargarejo vai ajudar a diminuir o inchaço da sua garganta e também permitir que o nariz entupido volte a drenar corretamente. Separe uma xícara de água morna e meia colher de chá de sal e misture em um copo. Basta fazer o gargarejo e repeti-lo no máximo três vezes ao dia, conforme sentir necessidade. Essa dica é ótima para aliviar a dor.

Chá de Orégano com Limão:

O orégano é um ótimo antisséptico que limpa o aparelho respiratório. Uma ótima opção é fazer um chá com esse condimento! Para isso, coloque para ferver 300ml de água, quando a água começar a borbulhar, desligue e adicione três colheres de sopa de orégano. Tampe e espere 10 minutos. Em seguida, coe e adicione sumo de meio limão e tome. Pronto!

Vinagre de Maçã:

A irritação da garganta pode ser causada por diferentes tipos de bactérias ou vírus. O vinagre de maça contém níveis de acidez que podem eliminar algumas bactérias e, quando misturado com mel, pode aliviar a dor de garganta. Basta misturar uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel, em uma xícara de água morna e ingerir. Lembre-se de não abusar do vinagre e utilizar sempre diluído em água, pois ele é bastante ácido e pode causar irritações indesejadas.

Chá de Alcaçuz:

A raiz de alcaçuz possui propriedades antivirais e anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a irritação da garganta. Basta uma xícara de raiz de alcaçuz rasurado, meia xícara de lascas de canela, duas colheres de sopa de cravos e meia xícara de flores de camomila. Leve a mistura e três xícaras de água para ferver em fogo médio e deixa por dez minutos. Depois coe e tome o chá.

Gargarejo de Bicarbonato de Sódio:

O bicarbonato de sódio possui propriedades antibacterianas. E também tem um PH levemente alcalino, que irá aliviar as irritações em sua garganta. Basta apenas: uma xícara de água morna, meia colher de chá de sal e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Coloque um pouco do líquido na boca, deixe descansar por um momento, então gargareje. Faça isso duas vezes seguidas, três vezes ao dia.

Chá de Camomila:

É um ótimo remédio caseiro para dor de garganta, pois seus componentes matam as bactérias, funcionando como um analgésico natural. Coloque para ferver uma xícara de água, quando a água começar a borbulhar, desligue e adicione um punhado de camomila. Cubra e espere 10 minutos. Em seguida, coe e beba.

Gengibre:

O gengibre funciona como um remédio caseiro para dor de garganta por conta de suas propriedades antivirais. Também ajuda a eliminar o muco presente no sistema respiratório, agindo como um anti-inflamatório e combatendo as bactérias ruins.

Menu