Sendo um dos condimentos mais famosos ao redor do mundo, o açúcar é utilizado para dar aquela adoçada em alimentos e realçar o sabor no alimento aplicado.O açúcar mais conhecido e talvez o mais utilizado é o açúcar branco refinado, porém existem outros tipos de açúcares tão saborosos e até mesmo mais saudáveis que o branco. Confira alguns desses açúcares e suas principais diferenças entre um e outro.

diferenças-açúcaresAçúcar Mascavo:

É o açúcar obtido da concentração do caldo de cana ao natural. Por esta razão, na sua produção não são usados aditivos químicos como os que são usados na clarificação e branqueamento para obter o açúcar refinado comum (açúcar branco). A variação de cor (do dourado ao marrom escuro), ocorre devido a variedade da cana de açúcar e da estação do ano em que se realiza a colheita.

Açúcar Demerara:

Ele fica entre o mascavo e o branco comum. Ele passa por um leve refinamento mas não recebe aditivos químicos como o açúcar branco refinado. Em termos nutricionais, é semelhante ao açúcar mascavo, porém, seus grãos são mais claros e não deixa gosto de caldo de cana em alguns alimentos. Os grãos são grandes e com textura grossa e a dica então é triturá los no liquidificador.

Açúcar Branco:

É o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos, sendo que aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. Devemos considerá-lo como um produto quimicamente ativo, sendo resultado de uma síntese química e um produto concentrado. Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc., resta apenas o carboidrato, pobre, isolado, razão pela qual devemos considerar o açúcar branco como um produto químico e não um alimento.


Fonte:

Linea Verde Alimentos LTDA.

Menu