Fruta:

A espécie mais utilizada no mercado é o maracujá amarelo (passiflora edulis f. flavicarpa). A safra ocorre em qualquer época do ano e o estado que mais produz é a Bahia.

O Brasil é o maior produtor, consumidor e exportador mundial da espécie de Maracujá amarelo. Inicialmente havia importação do fruto inteiro, porem isso mudou ao longo dos anos, sendo que a importação hoje é focada na polpa do produto e sua semente é destinada ao mercado de cosméticos.

Ainda sim restava a casca, a qual era descartada totalmente em uma grande escala. Pensando nisso a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizou estudos para analisar o aproveitamento da casca como alimento funcional, desenvolvendo farinha e flocos direcionados para a área de panificação.

farinha-de-maracujá-forum

Do Fruto a Farinha:

(Processo Sabor Verde)

O fruto passa por processo de lavagem, retirada da polpa e pré-desidratação no sol, finalizando com a secagem em estufa para garantir a umidade adequada do produto (que deve ser em até 6%), este segundo processo de desidratação dura em média 12 horas. Após, ocorre a moagem e a peneiração para eliminação das impurezas.

Nutrientes e seus Benefícios:
  • CÁLCIO: favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes;
  • FERRO: previne anemia e aumenta o pique;
  • PECTINA: é um tipo de fibra solúvel, que atua retardando o esvaziamento do estômago e diminui a absorção de glicose e produção do colesterol, preservando uma flora intestinal saudável e auxiliando o controle glicêmico;
  • FÓSFORO: também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação;
  • VITAMINA A: aumenta as defesas do organismo e boa para visão;
  • VITAMINA C: antioxidante e estimula a produção do colágeno;
  • VITAMINA E: potente antioxidante, combate os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce e o câncer;
  • COMPLEXO B: auxilia no sistema nervoso, atua na produção de serotonina, bom para pele acneica.
Dicas de Consumo:
  • Receitas de pães, cookies e bolos;
  • Pode ser adicionado em vitaminas e sucos;
  • Polvilhado em salada de frutas e iogurtes;
  • Indicado usar até 2 colheres de sopa ao dia;
  • Recomenda-se consumo de até 2 litros de água, devido a quantidade de fibras.
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