Gergelim Multifuncional

De aparência simples e discreta, muitos acreditam que o gergelim serve apenas para enfeitar os pães e deixa-los mais bonitos e chamativos, por serem de diversas variedades e cores, mas não é bem assim…

Diferente do seu tamanho, esse pequeno grão possuí muitos benefícios à saúde, fazendo toda diferença para aqueles que o colocam em sua alimentação.

Alguns dos pontos positivos em incluir o alimento em sua rotina são:

  • O auxílio na saúde da pele e dos cabelos, prevenindo o envelhecimento precoce
  • Ótimo para quem procura emagrecer ou desenvolver a musculatura
  • Ajuda no combate a anemia
  • Tem poder calmante e anti-inflamatório
Consumo:

Possivelmente sendo mais conhecido por estar em cima de pães de hambúrguer em muitos comércios. Por ser muito versátil, existem diversas maneiras de consumo e de receitas com o gergelim.

Tahine

É um creme feito a partir das sementes do grão e é uma ótima pedida para quem deseja variar um pouco e experimentar algo diferente além da manteiga e margarina para passar no pão ou torrada.

Biscoito

Um ótimo snack para consumir em um lanche rápido durante o período da tarde. Ao mesmo tempo, se encaixa perfeitamente na famosa dieta low carb.

Leite

Existem diversas vertentes de leite vegetal, e o leite feito de gergelim é um deles, portanto é ideal para aqueles que possuem intolerância a lactose.

Gergelim Branco vs Gergelim Preto

Além da pigmentação, há poucas diferenças entre esses dois grãos. Ambos possuem as mesmas características e propriedades nutritivas.

A única diferença entre os dois é o fato do preto possuir um índice de teor de proteínas maior referente ao gergelim branco.

Apesar de ser ótimo para a saúde, consumi-lo de maneira excessiva pode não trazer os benefícios desejados. Especialistas sugerem que a quantidade ideal do consumo deste pequeno grão é de 30g por dia.

Menu