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A grande maioria das pessoas já sabe que comer grãos integrais e sementes é uma ótima maneira de garantir nutrientes essenciais para o nosso organismo. Porém, você sabia que é possível aproveitar ainda mais os benefícios desses pequenos e poderosos ingredientes? A forma como você prepara estes alimentos faz toda a diferença, pois pode potencializar a absorção dos nutrientes.

O consumo regular de grãos integrais contribui bastante para a sua saúde e qualidade de vida. Dentre os principais benefícios no consumo de grãos, se destacam a eficácia para o controle de peso e doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão. Isso tudo graças a grande concentração de fibras presentes nestes alimentos. Por serem ricos em fibras, os grãos aumentam a sensação de saciedade e melhoram a digestão, além de serem uma importante fonte de vitaminas, antioxidantes e proteínas.

Algumas sementes e leguminosas possuem antinutrientes, os chamados fitatos, que impedem a absorção correta dos minerais e nutrientes benéficos. Essa substância é encontrada na casca dos grãos, mas é solúvel em água. Por isso, uma dica preciosa para preparar os grão integrais da melhor forma, potencializando seus nutrientes é: deixar de molho! Isso mesmo, simples é fácil.

Em geral, todos os grãos precisam ficar de molho, até mesmo o arroz integral do dia a dia. Antes de preparar o grão da sua preferência, deixe-o de molho em água fria com duas colheres de sopa de vinagre de maçã em um pote, de preferência fechado. Deixe de molho de 8 à 12 horas. Depois disso, é só descartar a água e preparar a receita que quiser!

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