Inúmeros estudos têm mostrado que o chá de hibisco pode reduzir a pressão arterial de forma tão eficaz como as drogas farmacêuticas. Um chá de ervas (tisana) feito a partir de flores de hibisco é uma bebida popular em todo o mundo. A bebida de cor rubi e picante é conhecida como “Jamaica” no México.

“A maioria dos chás de ervas comerciais nos Estados Unidos contém hibisco“, disse Diane L. McKay, da Universidade Tufts, que pesquisou os benefícios da flor na redução da pressão arterial.

O hibisco (Hibiscus sabdariffa) tem na verdade uma longa história de uso como um tratamento da pressão arterial em muitos sistemas médicos tradicionais africanos e asiáticos. No final de 1990, os pesquisadores iranianos demonstraram clinicamente a eficácia deste tratamento. Eles prescreveram à 54 adultos com pressão arterial elevada 330ml de chá de hibisco ou chá preto, uma vez por dia durante 12 dias e descobriram que embora a pressão sanguínea diminuiu em ambos os grupos, seu resultado mais significante foi no grupo do que tomou chá de hibisco (um total de 10 por cento). Isto foi seguido por dois outros estudos que compararam o chá de hibisco diretamente com drogas farmacêuticas para pressão arterial.

quentao-de-hibisco

Em 2004, pesquisadores mexicanos prescreveram à 75 adultos com pressão arterial elevada 25 mg do medicamento captopril duas vezes por dia ou beber chá feito a partir de 10g (cerca de 5 colheres de chá) de hibisco seco esmagado uma vez por dia. Após quatro semanas, a pressão arterial caiu 11 por cento em ambos os grupos. Em 2007, os pesquisadores realizaram um estudo de acompanhamento, desta vez usando o medicamento lisinopril para pressão arterial como uma comparação. Mais uma vez, o hibisco desempenhou comparavelmente ao fármaco, reduzindo a pressão sanguínea em pacientes com hipertensão, em 12 por cento em média, comparado com 15 por cento de lisinopril.

Em um estudo randomizado de dupla ocultação publicado no Journal of Nutrition em 2010, McKay e seus colegas prescreveram para 65 adultos entre as idades de 30 e 70, todos eles sofrendo de qualquer pré-hipertensão ou hipertensão ligeira, que tomassem 240 ml de chá de hibisco ou placebo três vezes por dia. Nenhum dos participantes estavam tomando algum medicamento para pressão sanguínea. Após seis semanas, a pressão arterial sistólica caiu sete pontos no grupo hibisco, em comparação com apenas um ponto no grupo placebo. Mais uma vez, a melhora observada foi comparável à proporcionada por drogas farmacêuticas.

“Estes resultados sugerem que o consumo diário de chá de hibisco, em uma quantidade facilmente incorporada na dieta, reduz a pressão arterial em adultos pré-hipertensos e levemente hipertensos e pode ser um componente eficaz nas mudanças da dieta recomendada para pessoas com essas condições“, escreveram os pesquisadores. “Mesmo pequenas mudanças na pressão arterial… quando mantidos ao longo do tempo, irão reduzir o risco de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco“, McKay observou.

Os pesquisadores continuam sem saber exatamente como o hibisco atua para reduzir a pressão arterial, mas eles sugeriram vários mecanismos. Alguns estudos sugerem que o hibisco abre as artérias, diminui a liberação de hormônios vasoconstritores do sangue e age como um diurético. Também tem sido demonstrado ter um efeito antioxidante no corpo e estimula o sistema imunológico.

Para aqueles que fazem o chá de hibisco em casa, as recomendações de dosagem podem variar de uma a cinco colheres de chá cheias por cinco a 10 minutos em uma xícara de água fervente.

Referências Bibliográficas:

– Natural News: Lower your blood pressure with hibiscus tea
– Mother Earth News: Lower Blood Pressure Naturally With Hibiscus Tea
– Gaia Herbs: The Surprising Health Benefits of Hibiscus
– [Estudo] Hibiscus sabdariffa L. tea (tisane) lowers blood pressure in prehypertensive and mildly hypertensive adults
– [Estudo] Clinical effects produced by a standardized herbal medicinal product of Hibiscus sabdariffa on patients with hypertension. A randomized, double-blind, lisinopril-controlled clinical trial
–Cultura Mix: Cuidados Com Hibiscos: Flores Grandes e Coloridas

Menu