fbpx

O mês de outubro é o mês da luta contra o câncer de mama, e ele traz notícias favoráveis para o controle da saúde, trazendo também mais opções de alimentos que combatem o câncer.

No ano passado, a arma rosa da produtora de pistolas Smith & Wesson e os “baldes da cura” do KFC, [2] fizeram uma lista “rosa” de produtos aprovados, para um melhor acesso e consumo da extensa lista de alimentos que cada vez mais a ciência tem mostrado que realmente previnem ou eliminam o câncer de mama.

De acordo com a revista Cancer Therapy Integrative, essa é mais uma razão para que uma nova meta-análise sobre a linhaça e o câncer de mama seja realizada. A revisão do estudo não foi de um trabalho pequeno, uma vez que obteve as suas conclusões por triagem através de 1.892 registros de uma variedade de bases de dados biomédicos, incluindo o MEDLINE, Embase, Cochrane Library e Amed.

Eles descobriram os seguintes benefícios da linhaça entre as pacientes com câncer de mama diagnosticadas recentemente:

LINHAÇAS-FINAL

  • Diminui a sintomatologia de ondas de calor;
  • Aumento da morte celular (apoptose) dentro de seus tumores;
  • Diminui a expressão HER2 (uma proteína associada à malignidade do câncer de mama);
  • Diminui a proliferação do câncer de mama.

Os resultados adicionais entre os estudos não controlados e de biomarcadores incluíram:

  • Citomorfologia atípica melhorada (ou seja, a normalização de células);
  • Densidade mamográfica melhorada;
  • Possível atividade anti-angiogênica (ou seja, propriedades anti-invasivas);

Como conclusão, os dados observacionais sugeriram que o consumo de linhaça:

  • Diminui do risco de câncer de mama primário  em 18%;
  • Melhora a saúde mental em 76%;
  • Reduz a mortalidade entre as pacientes com câncer de mama em 32%.
Os Autores do Estudo Concluíram:

“A evidência atual sugere que a linhaça pode estar associada a diminuição do risco de câncer de mama. A linhaça demonstra efeitos antiproliferativos em tecido mamário de mulheres com risco de câncer de mama e pode proteger contra o câncer de mama primário. O risco de mortalidade também pode ser reduzido entre mulheres que convivem com o câncer de mama.”
A linhaça é na verdade apenas uma das centenas de alimentos naturais, especiarias e substâncias que provaram atividade anti-câncer da mama, mesmo entre as células de câncer de mama resistentes à múltiplas drogas.

Referências:
[1] Learn about the Dark Side of Breast Cancer [Un]Awareness Month
[2] Note: The acrylamide in fried chicken has been linked to increased breast cancer risk.
[3] GreenMedInfo.com, Health Guide: Breast Cancer
[4] Gillian Flower, Heidi Fritz, Lynda G Balneaves, Shailendra Verma, Becky Skidmore, Rochelle Fernandes, Deborah Kennedy, Kieran Cooley, Raimond Wong, Stephen Sagar, Dean Fergusson, Dugald Seely. Flax and Breast Cancer: A Systematic Review. Integr Cancer Ther. 2013 Sep 8. Epub 2013 Sep 8. PMID: 24013641
Leia mais: http://www.noticiasnaturais.com/2015/10/linhaca-pode-prevenir-e-eliminar-o-cancer-de-mama-revela-meta-analise/#ixzz3oYnMevvo

Menu