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Maio é o Mês da Consciência Celíaca!

Maio é o mês oficial de conscientização da doença Celíaca! Mas você sabe o que é essa doença e como ela se manifesta? Separamos algumas informações pra você ficar por dentro e poder auxiliar ainda mais os clientes que frequentam a sua loja.

O Que é?

A doença celíaca (DC) é uma intolerância alimentar ao glúten, que é uma proteína presente principalmente no trigo, na cevada e no centeio. Essa doença acomete indivíduos já geneticamente predispostos e é caracterizada por um processo inflamatório que envolve a mucosa do intestino delgado, podendo acarretar a atrofia das vilosidades intestinais, má absorção e uma variedade de manifestações clínicas. Pode ser iniciada nos primeiros anos de vida ou mais tardiamente.

Excluir da Dieta:

Cereais e seus derivados, como: trigo, centeio, cevada e malte. É fundamental excluir esses alimentos para evitar quaisquer outras complicações.

Possíveis Sintomas:

Diarreia, desnutrição, barriga inchada, falta de apetite, náuseas e excesso de gases.

Substitutos:
  • FLOCOS E FARINHA DE QUINOA: A quinoa é considerada um alimento proteico com aminoácidos essenciais e de alto valor biológico.
  • FARINHA DE AMÊNDOA: A farinha de amêndoas tem sido muito utilizada em receitas para bolo ou pães devido seu alto valor nutricional.
  • FARINHA DE ARROZ INTEGRAL: Para a substituição da farinha de trigo tem sido utilizada principalmente a farinha de arroz, que também pode ser combinada com farinhas.
  • FARINHA DE CHIA: É um alimento riquíssimo em nutrientes.
  • GOMA XANTANA: É um dos principais ingredientes em misturas de farinhas sem glúten, pois é responsável por dar liga a receita.
  • FLOCOS E FARINHA DE TEFF: Por ser desprovido de glúten, o teff pode ser utilizado como substituto.
  • TAPIOCA GRANULADA: É bastante utilizada no preparo de cuscuz, bolos e pudins.
  • FÉCULA DE BATATA: É ​​empregada como um espessante para cremes e no preparo de bolos e de outros doces de forno.
  • FUBÁ DE MILHO AMARELO: É uma ótima opção para o preparo de receitas sem glúten, como cuscuz, pães, bolos e também a tradicional polenta.
  • FLOCOS DE MILHO NATURAL: É bastante versátil, pode ser utilizado tanto no café da manhã, como em lanches, sendo adicionado a bolos, biscoitos e refeições.
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