fbpx
sobre-a-bananaMitos e Verdades sobre a banana.
BANANA: É uma fruta que engorda? Combate às cãibras?

Desde quando você engatinhava provavelmente a banana já fazia parte de seu dia a dia, seja nas papinhas ou misturada com aveia.

Existe uma grande variedade de bananas, as mais comuns são: a banana-prata, banana-maçã e a banana-caturra.

Essa fruta popular ganhou fama de engordativa, por ser mais calórica quando comparada a outras frutas, mas na verdade é rica em potássio, nutriente essencial para a contração muscular, previne à osteoporose, evita a retenção de líquidos e traz benefícios para a pressão arterial; ideal para quem pratica esporte; tem apenas 62 calorias por banana, sendo assim não tem nenhum motivo para essa fruta ficar fora do seu cardápio.

A fruta…

A quantidade de calorias varia entre 62 e 128 Kcal, dependendo da qualidade e tamanho da fruta; é rica em carboidrato contendo (cerca de 22%), por isso surgiu a fama de não ser a melhor amiga da boa forma; porém é possível encontrar o tipo que mais se encaixa nas suas necessidades energéticas; a banana prata por exemplo, fornece 62 calorias e tem aproximadamente 70g um alto valor nutricional e é fonte de fibras, o que contribui para a sensação de saciedade e para o equilíbrio intestinal. “Elas ajudam a fortalecer as bactérias que protegem a mucosa do intestino”. Quando consumida com moderação pode sim fazer parte da sua alimentação, sem contribuir para o ganho de peso.

Vantagens.

A banana é um alimento completo, saboroso, versátil e ainda é super barato, cabe no bolso de qualquer pessoa.

Segundo estudos da universidade Cambridze, demonstraram que é uma excelente fonte de energia quando madura, a banana conta com três tipos de carboidratos (frutose, sacarose e glicose) podendo ser ingerida antes e após treinos para evitar a fadiga e contribuir para repor os estoques de glicogênio muscular. Ótima para pessoas que desejam uma solução rápida e nutritiva, não existe alimentação melhor do que a banana.

Os benefícios encontrados na fruta foram: controle da pressão arterial devido a sua alta concentração de potássio, o que favorece a eliminação de sódio da corrente sanguínea; ação benéfica sobre sistema nervoso, por ser fonte de vitaminas do complexo B; auxilia na perda de peso se consumida ainda verde, já que existe a presença de amido resistente, responsável por manter o nível de açúcar no sangue estável o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo.

Vitaminas e minerais.

Fonte de vitaminas A, B1, B2, B6, C e D, minerais como: cálcio, ferro, magnésio, potássio, fibras e triptofano.

Informações nutricionais.

Uma banana com 70g tem em média: 62 calorias; 15,4g de carboidrato; 0,9 de proteína; 0,2 de gorduras e 1,4 de fibras.

Poderes da “Banana”.

Previne derrame, combate as cãibras já que “Algumas são decorrentes de hipo-potassemia – baixas taxas de potássio no sangue – causadas pelo exercício intenso que gera uma demanda muscular maior e leva a perda de potássio” e dores musculares. Contribui para a saúde da pele, unhas e cabelos. Ainda ajuda no tratamento da depressão e combate os sintomas da TPM por ser fonte de triptofano, um tipo de aminoácido que o corpo converte em serotonina, conhecido como “hormônio do bem estar”.


Fonte:

Linea Verde alimentos LTDA.

* Colaboração: Revista Prova de Rua.

Menu