Que tal surpreender sua família e seus amigos neste fim de ano e fazer uma ceia de natal diferente? Com algumas dicas simples você poderá elaborar um cardápio completo com opções de bebidas, entradas, pratos principais e sobremesas, como alternativa aos tradicionais, calóricos e nem sempre saudáveis quitutes das festas de fim de ano.

A nutricionista Flávia Morais afirma que sabendo fazer boas escolhas e dosando as porções sem exageros, com certeza você ganhará muito mais em saúde e ainda começará 2017 sem brigar com a balança. Confira as opções de pratos que ela dá para todos os momentos da ceia de Natal.

Petiscos

Nada melhor do que petiscos saborosos para iniciar a sua ceia de natal! As torradas sem glúten e pastas de soja de diversos sabores são opções leves e práticas para abrir o apetite. Outra opção muito saborosa é um mix de oleaginosas, ricas em gorduras insaturadas, como amendoim, amêndoas, avelãs, nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e pistache, com frutas secas, como uvas-passa e damascos. Porém vale lembrar que são ricas em calorias, então não exagere! Para completar, prepare um ponche de frutas sem álcool para acompanhar os petiscos, ou então água com gás aromatizada.

Entrada

As preparações compostas por cereais integrais fornecem fibras que geram saciedade, além de ser ricas em vitaminas e minerais. As opções são salada de amaranto com folhas e tabule de quinoa. Para dar um toque especial, experimente usar o curry para temperar o tabule de quinoa. O curry é fonte de curcumina, de ação antioxidante e anti-inflamatória.
As saladas, de preferência cruas, também são ricas em fibras e geram saciedade, contribuindo para evitar o consumo de alimentos mais calóricos. A sugestão é salada com alface, rúcula, agrião, pepino e tomate, temperada com azeite de oliva extra-virgem e ervas aromáticas como manjericão, orégano, alecrim, sálvia, entre outras.
Outra opção interessante é a salada de folhas verdes com palmito orgânico, temperada com azeite extra-virgem e sementes de gergelim preto. Além de enfeitar a mesa, torna a ceia mais nutritiva, pois é fonte de vitaminas, minerais e gorduras insaturadas.
Caso opte por saladas que utilizem maionese, procure substituí-la por iogurte natural ou maionese vegetal (de soja). Suas saladas podem ser incrementadas com feijão fradinho, grão de bico e palmito.

Prato principal

O ideal é optar pelas carnes magras, como tender, chester ou lombo. Assar ou cozinhar são as opções ideais para o preparo. Receitas com proteína texturizada de soja são excelentes para integrar a ceia. Almôndegas de soja, empadões de soja, pastéis de soja, bolo de carne de soja. Enfeite os pratos com frutas naturais como abacaxi e cereja, para dar um visual diferenciado e um toque especial à mesa.

Guarnição

Para enriquecer esta refeição tão especial, aposte no arroz integral com lentilha e acrescente pedaços de aspargos. Outra opção é um risoto com arroz preto, tomate seco e castanha do Brasil é uma sugestão de prato único para ceia de vegetarianos e acompanha a salada verde com palmito orgânico. Um prato bonito e muito nutritivo!

Sobremesa

As frutas secas são deliciosas opções para a sobremesa. Concentram vitaminas e sais minerais, e tem baixo valor calórico. Pense em damascos, tâmaras, uvas passa, cerejas e ameixas, que tem muita fibra e auxiliam na digestão. Salada de frutas orgânicas com creme de soja é uma alternativa que agrada a todos, e pode ser servida para vegetarianos, celíacos e intolerantes à lactose.

Bebidas

O suco de uva integral é uma boa opção para substituir o vinho. Fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres, este suco vai dar um charme à sua mesa. O vinho tinto, com moderação, para maiores de idade e para quem não vai dirigir, é uma opção para o brinde.

Lembre–se, é possível criar uma ceia de Natal mais leves, com menos gorduras e açúcares e ricas em hortaliças, frutas, cereais integrais e condimentos naturais, que irão proporcionar pratos com grande variedade de cores e sabores que vão contribuir para a sua alimentação saudável!

Fonte: Minha Vida (adaptado)