fbpx

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o segundo tipo mais frequente no mundo. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é positivo.

Especialistas calculam que por meio da alimentação, cuidados médicos e atividade física é possível reduzir em até 68% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama.

fotos-site-receitas-e-afins-B

O AUTOEXAME É PRECISO

Todo mês após o fim do período menstrual, é necessário fazer o autoexame. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta: o autoexame não substitui o exame médico, por isso vá regularmente ao ginecologista.

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO

Consumo de alimentos próprios da dieta mediterrânea (peixes, vegetais, legumes, batatas, frutas, azeites, cereais, especiarias), podem reduzir o risco de desenvolver câncer de mama em até 30%, conforme demonstrou um estudo realizado pela pesquisadora do Centro Nacional de Epidemiologia do Instituto de Saúde Carlos III, Marina Pollán.

ÁLCOOL E CIGARRO

Uma combinação muito perigosa. Uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos demonstrou que o álcool pode aumentar os níveis de estrogênio que, por sua vez, estimulam o desenvolvimento de tumores que reagem a hormônios – o que, na prática, significa 70% dos cânceres de mama. Vale ressaltar que o uso combinado de álcool e tabaco potencializa o risco.

MANTENHA SEU PESO

Já está comprovada a relação da dieta com o câncer de mama: o excesso de peso aumenta consideravelmente os riscos de desenvolver a doença. Portanto, cuidar da alimentação é uma forma segura de prevenir o mal, explica o INCA.

PRATIQUE UMA ATIVIDADE FÍSICA

Um estudo realizado pelo Instituto Nacional Francês da Saúde e Pesquisa Médica (INSERM) com 100 mil mulheres, revelou que a prática regular de um esporte também previne o câncer de mama. De acordo com os resultados da pesquisa, quanto mais intenso e regular o exercício, menor é o risco de desenvolvimento da doença. Em mulheres que afirmaram praticar atividade física intensa por cinco horas ou mais por semana, a diminuição do risco de câncer de mama foi da ordem de 38%.

NESTE MÊS DE OUTUBRO DECLARE SEU AMOR POR SI MESMA. CUIDE-SE!


FONTE:
Daniela Dias-Nutricionista CRN8:8162
Linea Verde Alimentos

Menu