Receitas

Pasta de Grão de Bico (HOMUS)

Muitos tratados culinários descrevem o homus como um alimento antigo, ou conectado a figuras históricas famosas, como Saladino.

De facto, sua base de ingredientes, o grão-de-bico, gergelim, limão e alho tem sido comidos na região há milênios. Mas, na verdade, não há nenhuma evidência específica para a suposta história antiga do hummus bi tahina. Apesar do grão-de-bico ser amplamente consumido na região, muitas vezes cozidos em ensopados e outros pratos quentes, o puré de grão-de-bico com taíne comido frio não aparece antes do período abássida no Egito e no Levante.

As primeiras receitas conhecidas de um prato semelhante a hummus bi tahina estão registradas em livros de culinária publicados no Cairo no século XIII. Um purê frio de grão-de-bico em conserva no vinagre com limão, ervas, especiarias e óleo, mas não de taíne ou alho, aparece no Kitāb al-Wusla ilā l-habīb fī wasf al-tayyibāt wa-l-tīb;e um purê de grão-de-bico e taíne chamado hummus kasa aparece no Kitab Wasf al-Atima al-Mutada: baseia-se em grão-de-bico em puré e taíne, acidulado com vinagre (embora não limão),contendo muitas especiarias, ervas aromáticas, nozes mas não alho.

 

Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Homus 

Separamos esta receita prática e simples de Homus para que você possa fazer em sua casa e saborear acompanhando junto com suas refeições de almoço ou jantar.

INGREDIENTES:
  • 500 g de grão de bico
  • 1 cebola grande ralada
  • Suco de 1 limão
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • pimenta

M
ODO DE PREPARO:

Cozinhe o grão de bico na panela de pressão até ficar macio. Bata no liquidificador com duas conchas da água do cozimento. Misture com os demais ingredientes, se necessário acrescente mais água do cozimento. A textura deve ficar como um patê, ao final coloque um fio de azeite de oliva e sirva com pão sírio ou árabe

DICA:

É um ótimo acompanhamento para o quibe cru ou assado.


Fonte:

Linea Verde Alimentos LTDA

Tags: ,

Alguns produtos Linea Verde

Poejo

Você também pode se interessar:

Menu