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Quinoa: a proteína em grão

A quinoa tem a função de complementar alimentação, como substituto da carne e pode ser encontrada na forma de:

Grãos:

o ideal é a deixar de molho por 2 horas e cozinhar em água fervente, no fogo baixo, por 15 minutos. Fica mais saboroso se o sal for adicionado depois do cozimento. Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos.

Flocos:

polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais;

Farinha:

pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos, macarrão, etc.

 Benefícios à Saúde:

A quinoa é um pseudocereal rico em vitaminas B1, B2, B6 e minerais como magnésio, zinco, cobre, ferro, manganês e potássio. Considerado um alimento completo pela ONU, por contar com o perfil de aminoácidos essenciais formadores de proteínas.

  • Evita fadiga e a depressão;
  • Aumento da resposta imune;
  • Controle do colesterol e taxas de açúcar no sangue;
  • Ação anti-inflamatória.
O Que São Saponinas?

As saponinas que estão presentes na quinoa são substâncias ( triterpeno ou esteroide + açúcares), que possuem uma elevada solubilidade em água. Em meio aquoso, formam grande quantidade de espuma. As saponinas em pequenas quantidades apresentam atividade antifúngica e antitumoral, além de auxiliar na redução dos níveis de colesterol. Ao lavar a quinoa (retira-se boa parte das saponinas) para que os aminoácidos estejam mais disponíveis. A saponina confere sabor amargo ao grão.

Quinoa Sabor Verde:
  • Produzida no Peru;
  • Em regiões de clima frio;
  • Alto da serra (mais de 3.500m de altitude);
  • É semeada uma vez por ano;
  • A colheita é realizada em maio e junho, somente uma vez ao ano.
Vantagens em Seu Consumo:

1- É considerada a melhor substituta à carne, porém livre de gorduras saturadas e de colesterol; ISENTO DE GLÚTEN excelente para alimentação de celíacos;

2- Rica em VITAMINAS E MINERAIS;

3- Fonte de ÔMEGA 3 e 6;

4- Sua proteína é composta por uma combinação de todos os aminoácidos essenciais para a alimentação humana;

5- A quinoa Sabor Verde é importada garantindo um ótimo valor nutricional.

Dicas de Consumo: 

ave-a antes de cozinhar; cozinhe por 15 minutos o grão,  não coloque muita água para não ficar grudenta; Armazene na geladeira em um recipiente fechado e escuro; Utilize o grão em até um ano e a farinha em até 3 meses.

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