Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem em média sete anos menos que as mulheres. Entre as doenças que mais acometem os homens está a obesidade, que acarreta outros problemas de saúde mais graves, como o infarto, a diabetes e a hipertensão, podendo levar à morte.
Alguns alimentos devem ser incluídos no cardápio do homem a fim de prevenir doenças, além de melhorar a desempenho físico e mental, retardar o envelhecimento, auxiliar na perda de peso, entre outros. São eles:
Linhaça (semente ou óleo):
Fonte de ômega 3, ácido graxo essencial que auxilia na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. Se utilizada na forma de semente, contém grande quantidade de fibras, a que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo.
Tomate:
Possui uma grande quantidade de licopeno, substância antioxidante responsável por combater os radicais livres, prevenindo contra câncer de próstata, pulmão e estômago e contra o envelhecimento das células, além de estimular o sistema imunológico.
Cápsulas de Óleo de Alho:
O alho é fonte de aliina e alicina, substâncias que aumentam a elasticidade dos vasos, favorecendo a circulação e baixando a pressão arterial.
Suco de Uva Integral/Vinho Tinto Orgânico/Suco de Cranberry:
Fontes de polifenóis, flavonóides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos. Controlam a pressão arterial e o colesterol e previnem contra câncer.
Soja Preta:
A soja preta possui em sua casca uma substância antioxidante denominada antocianina, relacionada com seu efeito antiobesidade. A antocianina neutraliza a ação dos radicais livres, prevenindo contra o câncer e envelhecimento precoce. Possui ação benéfica no controle das taxas de colesterol, na prevenção de doenças cardíacas.
Farinha de Banana Verde:
Contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Dificulta a absorção das gorduras e glicose, controlando colesterol e diabetes.
Lectina de Soja:
Evita a formação de ateromas (placas de gordura) nas artérias, prevenindo contra infartos, derrames.
Lembre-se sempre que bons hábitos alimentares associados à prática regular de atividade física são uma estratégia fundamental para a redução do risco de doenças crônicas, se forem adotados ao longo dos anos.
Fonte: Minha Vida