Blog

Trigo: Benefícios, Cuidados e Dicas de Consumo

O trigo está presente em quase todos os alimentos que consumimos no dia a dia, no pão, na farinha, na massa e na cerveja… Mas afinal, será que ele é vilão ou mocinho? Será que ele deve ser evitado ou pode ser consumido sem receios? Na verdade, nem um, nem outro. O ideal, como na maioria dos casos é consumir com moderação.

O trigo é um alimento muito nutritivo, principalmente em sua forma integral: é fonte de carboidratos, proteínas e fibras, além de minerais como fósforo, cobre e manganês.

O cereal é consumido e cultivado desde 4.000 a.C e pode ser dividido em três partes: A casca (farelo) oferece fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais; o endosperma (amêndoa) é a principal fonte de amido; e o gérmen que é composto por proteínas e gorduras.

O Trigo é muito consumido na sua forma de farinha, porém existem duas outras formas: fibra e o gérmen. Cada uma delas possui suas próprias propriedades e fornece benefícios específicos para o organismo.

Gérmen de Trigo:

É considerada a parte mais nobre, por concentrar grande parte dos nutrientes, proteínas, sais minerais e vitaminas. O gérmen acumula vitaminas A, E e K em grandes quantidades, que possuem excelente poder antioxidante, previnem o envelhecimento das células e contribuem para o aumento da imunidade, além de ajudar a regular o sistema digestório, estimular o apetite e tonificar a pele. Concentra também nutrientes como as gorduras poli-insaturadas, as vitaminas do complexo B e minerais como o fósforo. Você pode inserir o gérmen de trigo junto aos sopas, purês, iogurtes, frutas e outros alimentos como complemento alimentar.

Farelo de Trigo:

Conhecido também como fibra de trigo, é a camada externa do cereal. Por isso ofere muitas fibras, vitaminas do complexo B e sais minerais como o potássio, ferro e o magnésio.

Farinha de Trigo:

É a forma mais utilizada e suas variações estão ganhando espaço no mercado, como a farinha de trigo integral. O processo de produção da farinha consiste basicamente na moagem do produto. Dessa forma, ela mantém todos os nutrientes e atua na prevenção de diversas doenças, além de fornecer vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Tags:

Alguns produtos Linea Verde

Você também pode se interessar:

Menu