Os cuidados com a alimentação devem ser redobrados na terceira idade! É muito importante considerar as necessidades diárias de vitaminas e minerais dos idosos, pois elas são a chave para uma melhor expectativa de vida e também são responsáveis por suprir as carências nutricionais na melhor idade.

Abaixo separamos algumas dicas de alimentos que possuem as vitaminas e minerais essenciais para os vovôs e vovós:

CÁLCIO: é um dos minerais mais abundantes no organismo. É muito importante para esta faixa etária, pois previne a osteoporose, também é importante na proteção dos dentes, e otimiza o papel das enzimas na digestão. Encontrado nos seguintes alimentos: gergelim, castanha do pará, ameixa seca, tahine, ruibarbo, dolomita e damasco.

FERRO: a anemia é um problema comum neste grupo etário, por isso deve-se buscar alimentos fontes deste mineral, tais como: lentilha, feijão, grão de bico, semente de abóbora e cominho.

ZINCO: mineral que trabalha aumentando o sistema imunológico, fundamental na melhor idade. O zinco é encontrado, principalmente, em alimentos como: castanhas, nozes, arroz, farinha integral e uvas passas.

VITAMINA A: contribui para uma boa visão, pois protege a córnea de nossos olhos e atua também no sistema imunológico, criando uma barreira protetora e deixando o organismo livre de infecções. A vitamina A está presente na farinha de batata doce e na farinha de espinafre.

VITAMINA DO COMPLEXO B: quando se fala em vitamina B, deve-se lembrar que ela abrange um grupo de oito vitaminas hidrossolúveis que atuam diretamente no metabolismo de nossas células, sua falta pode acarretar problemas neuromotores, dermatológicos e gastrointestinais. Obtida em alimentos como: semente de girassol, pistache, gérmen de trigo, amendoim.

VITAMINA D: trabalha em conjunto com a absorção do cálcio no organismo e sua falta pode resultar no enfraquecimento dos ossos,  também contribui para o aumento da força muscular, e age aumentando a imunidade. ALIMENTOS: albumina, peixes como o salmão e a sardinha.

FONTE: Daniela Dias-Nutricionista-CRN8: 8162

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Menu